RECURSOS TECNOLÓGICOS EM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.497Abstract
Dados da Organização Mundial da Saúde (2011) mostram que 14,8% de brasileiros possuem problemas ligados à audição, com indício de aumento. Essa situação determina que diariamente enfrentem o desafio de interagir com as demais pessoas, que não são surdas, muitas vezes até mesmo os seus próprios familiares (SANTANA, 2007). A leitura labial e a expressão em LIBRAS surgiram como formas para amenizar as dificuldades de comunicação, e evitar que se isolem em grupos, pois exploram a visão, que constitui a primeira ferramenta utilizada na busca da comunicação (FEBRABAN, 2006). O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua oficial da República Federativa do Brasil (Lei no 10.463/2002), contribuiu para inclusão social do surdo, pois propiciou visibilidade social a esse grupo minoritário linguístico e permitiu, por força da lei, que fossem oficializadas ações que antes ocorriam de modo informal. Em conjunto com a tecnologia digital, possibilitou um novo caminho para a transmissão do conhecimento de forma prática e atraente e a expressão da identidade e da cultura surdas no espaço virtual. Atualmente estão disponíveis tecnologias digitais que contribuem como um excelente meio de aprendizagem, participação social e ampliação do exercício da cidadania. A tecnologia possibilita que, embora o surdo esteja inserido em uma sociedade que utiliza a língua oral, também esteja ligado a espaços e pessoas que se comunicam em LIBRAS. Portanto, o objetivo da utilização dos recursos tecnológicos foi facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos de escolas de educação básica de Pelotas, no curso de capacitação em técnicas histológicas em LIBRAS, através de ferramentas que explorem a visão e estimulem o aprendizado.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.