FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO ABERTO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS NA CIRCULAÇÃO DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.496Abstract
Este artigo tem como objetivo relatar estudo sobre processos de construção teórica em sua faceta formativa, envolvendo a práxis pedagógica da leitura e escrita, no horizonte do vínculo entre a produção teórica e educação. O cerne desse estudo é constituído de análises de artigos de pesquisa circulados no congresso da Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Fundamenta-se em autores e perspectivas consonantes para realizar pesquisa teórica stricto sensu. Em contato com o conjunto de textos aprovados no congresso, selecionados pelos temas currículo e formação de professores, sistematizando e (re)criando categorias, escreveu-se a experiência em diálogo com autores como Paulo Freire, - a leitura de mundo e a ética da pesquisa participante; Jorge Larrosa, com ensaio, acontecimento e experiência da leitura e escrita e, pesquisadores brasileiros que atualmente lecionam, como Carlos Rodrigues Brandão, Pedro Demo, Sílvio Sánchez Gamboa, Marcos Reigota, Tomaz Tadeu da Silva, Marisa Vorraber Costa e Carlos Walter Porto-Goncalves. O trabalho empenhou-se em criar elos textuais entre uma educação multidimensional integradora e a valorização dos processos e meios, aumentando o seu repertório e qualificando o conjunto de conhecimentos nas intenções da teorização. Se há na formação de professores o paradigma do produto, que burocratiza e formaliza, há também o desejo do processo e da mediação. Conclui-se sobre a necessidade de promover a práxis e a decorrente teorização como discursividade e circulação de saberes nos currículos, e, com isto, contribuir para uma justiça epistêmica devida à educação, à ciência atual. Uma ciência que não seja “neutra” nem engajada individualmente, que nos convida a acionar ênfases em favor das minorias majoritárias.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.