Causas da evasão em cursos de ciências exatas: uma revisão da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2970

Palavras-chave:

Ensino Superior, Evasão, Ciências Exatas

Resumo

A evasão no ensino superior atinge de forma acentuada os cursos de Ciências Exatas, o que reflete em uma baixa taxa de diplomação. Tais cursos demonstram possuir características semelhantes quanto ao perfil de formação e aspectos curriculares. Desse modo, as adversidades que impactam na ocorrência da evasão podem ser equivalentes, e plausíveis de serem contornadas por ações cabíveis a todos os cursos da área. Nesta perspectiva, propõe-se uma revisão da produção acadêmica acerca de trabalhos que realizaram a investigação das causas de evasão especificamente de cursos da área de Ciências Exatas de forma a identificar as causas mais incidentes para evasão nesses cursos. Os resultados retratam que as causas de evasão mais incidentes circundam aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Léo Manoel Lopes da Silva Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" na área de Sistemas Inteligentes - UNESP. Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Tem experiência em Gestão Educacional e Ciência da Computação. Tem interesse nos seguintes tópicos: Tecnologias aplicadas ao ensino a distância, tecnologias aplicadas à gestão do ensino, gestão do ensino superior, Mineração de texto e dados, Learning Analytics, Machine Learning, Ontologias, representação do conhecimento, recuperação da informação e Web Semântica.

Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento Interdisciplinar, do Câmpus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga relações entre educação, linguagem, tecnologias e cognição, com foco na produção, análise e avaliação de recursos educacionais digitais, ensino e aprendizagem e avaliação da aprendizagem, tendo como parâmetros a filosofia e o paradigma das ciências cognitivas

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

Lopes da Silva Garcia, L. M., & Raquel Salcedo Gomes. (2022). Causas da evasão em cursos de ciências exatas: uma revisão da produção acadêmica. Revista Educar Mais, 6, 937–957. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2970

Edição

Seção

Artigos