TThe good university professor of Biological Sciences: an integrative review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2843

Keywords:

Good teacher, University education, ; Biological Sciences, Bibliographic research

Abstract

The notion of being a good teacher permeates the ideas of those who have been students. On the other hand, when it is time to exercise this profession, they want to be it independently of the teaching area. At the same time, the investigation aims to analyze the studies published on the good professor of Biological Sciences in the university context, with the aim of observing preponderant characteristics, which are revealed as central to the training of professionals in this area. It is a qualitative study with an exploratory bibliographic approach, which resulted in the analysis of several selected works. The study was based on the investigation of Cunha (1988) and Nóvoa (2009), to develop an integrative review, in which four dimensions of articulated categories and subcategories were enumerated: personal, professional, didactic-pedagogical and interpersonal. These were also used in the analytical process. The studies revealed that being a good professor of Biological Sciences plays an important role in the formation of critical and ethical professionals in society. In conclusion, no one dimension characterizes being a good teacher of Biological Sciences in an isolated way, since precisely the relationship of different knowledge in different contexts is what makes a good professional teacher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karine Ferreira Colesel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Genética Animal, com ênfase em Genética molecular e citogenética, no laboratório de Genética Evolutiva (LabGEv) da UEPG. Realizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando no ensino fundamental.

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2014) pela UFPR. Bacharela e licenciada em Matemática (2013) e licenciada (2017) em Pedagogia. Professora colaboradora da disciplina de Didática em cursos de graduação (Licenciaturas) no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

References

ALBUQUERQUE, Helder Neves de; ALBUQUERQUE, Isis Correia Sales de; CERQUEIRA, Joaci dos Santos. Práxis epistemológica: A atuação dos professores de biologia no ensino superior. Spacios, v. 38, n. 10, 2017.

ALTARUGIO, Maisa Helena; LOCATELLI, Solange Wagner. Os saberes docentes e a formação do bom professor de ciências. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 364-382, 2018.

ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Docência universitária: saberes e cenários formativos. Ponta Grossa: Toda Palavra, 2016.

BASABE, Laura; COLS, Estela. La enseñanza. In: CAMILLONI, Alicia. (org.). El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós, 2007. p. 125-161.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília: MEC, 2001.

CASTANHO, Maria Eugênia. Sobre professores marcantes. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001. p. 153-163.

COSTA, Dayane Aparecida Silva et al. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface, Botucatu, v. 22, n. 67, out./dez. 2018.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996.

CUNHA, Maria Isabel da. A prática pedagógica do bom professor: influências na sua educação. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1988.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001. Disponível em: https://www.academia.edu/36967784/Livro_Day. Acesso em: 05 maio 2022.

DORNFELD, Carolina Buso; ESCOLANO, Ângela Coletto Morales. Didática e práticas pedagógicas no ensino superior: a visão dos alunos de um curso de graduação em Ciências Biológicas. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 373-390, 2009.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2011.

FIGUEIREDO, Maria Lucia. Características de um bom professor na percepção de universitários. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 8, n.22, p.37-51, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Brucce Sanderson Prado de et al. Os motivos de escolha dos acadêmicos pela Licenciatura em Ciências Biológicas-Período noturno–Na Universidade Federal de Goiás. Semana de Ciências e tecnologia em Goiás. Goiás, 2013.

GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

GAUTHIER, Clemont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí: UNIJUÌ, 1998.

GIL, Antonio Carlos Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2015.

GIMENO SACRISTÁN, José. A avaliação no ensino. In: GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignacio (orgs.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 295-351.

GUIMARÃES, Yara A. F.; SOUZA, Carla Alves de. Identidade do licenciando: o que pensam os alunos de Licenciatura de Ciências e Matemática da Universidade de São Paulo sobre a profissão docente. In: Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática, 1, 2011, Tandil, Argentina. Anais [...]. Tandil, Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2011. p. 182-188.

HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

KOLLAS, Franciele et al. Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da Educação Básica. Educação, v. 38, n. 3, p. 645-658, 2013.

LEITE, Joici de Carvalho; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. O. Ser professor sob a ótica de licenciandos em Ciências Biológicas e as Representações Sociais que permeiam a formação inicial. Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 85-106, 2019.

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.

MARGUTTI, Adelive P. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira.; CARVALHO, Graça Simões de. Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português. Revista da SBEnBio, n. 9, p. 4843-4853, 2016.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

MOROSINI, Maria. Pedagogia Universitária. In: MOROSINI, Maria. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária – glossário. Brasília: INEP, 2006. v. 2. p. 57-58.

NEGRI, Heloisa Fernanda Ortencio et al. Representação social e Formação de Professores de Ciências. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n. 1, p. 29-33, 2015.

NÓVOA, Antonio. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: Sinprosp, 2007.

NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor. Afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 1. ed. Porto: Porto Editora, 1992. p. 13-33.

NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, Antonio; VIEIRA, Pâmela. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 21-49, jan./jun.2017.

OLIVEIRA NETO, José Firmino de; ROMANO, Camila Aline. A formação de professores em Ciências Biológicas: discussões sobre o mestre explicador. In: VI Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino - EDIPE, 12, 2015, Goiânia, GO. Anais eletrônicos [...]. Goiânia, 2015.

PACHANE, Graziela Giusti. Quem é seu melhor professor universitário e por quê? Características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos. Educação, v. 37, n. 2, p. 307-320, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. O protagonismo da didática nos cursos de licenciatura: a didática como campo disciplinar. PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. p. 54-68.

REBOLO, Flavines; RODE, Elizabeth Dias. O “bom professor” universitário e suas práticas pedagógicas: a avaliação dos docentes das licenciaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA – CIDU, 6, 2012. Porto, Portugal. Anais Eletrônicos [...]. Porto, Portugal, 2012.

SANTANA, Tainan Amorim; GUARANY, Ann Letícia Aragão. Ser professor de ciências: Reflexões dos formandos em ciências biológicas sobre a sua profissão. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, 2010. São Cristóvão, SE. Anais Eletrônicos [...]. Campus UFS, SE.

SILVA, Paulo Roberto Silveira. Aprendizagem da docência de professores formadores que atuam nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TAVARES, Fernanda Reis de Pinho. Profissão docente: visões de licenciandos de ciências biológicas em diferentes contextos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Lições de didática. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.

ZABALZA, Miguel. Nuevos enfoques para la didáctica universitária actual. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, 387-416, jul./dez. 2011.

ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2022-07-14

How to Cite

Colesel, K. F. ., & Bagio, V. A. (2022). TThe good university professor of Biological Sciences: an integrative review. Educar Mais, 6, 718–736. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2843