Institutos Federais: a produção intelectual dos técnico-administrativos em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2600

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Técnico-Administrativos em Educação, Ebook GPTAE

Resumo

Este artigo é produto de caminho metodológico da pesquisa de mestrado realizando no âmbito do ProfEPT/Polo Blumenau acerca da percepção dos Técnico-Administrativos em Educação(TAEs) sobre a concepção pedagógica do IFC. A estrutura teórica é a que busca captar o movimento real do objeto por meio das determinações ocultas na aparência revelada pelo mundo sensível. A busca por tais determinações nos exigiu averiguar o estado da arte da produção intelectual dessa categoria lotada nos IFs, principalmente sobre ensino, pesquisa e extensão. Para isso nos debruçamos sobre os números da coletânea “Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais”, edições de 2014 a 2020. Constatamos diversidade de temas publicados, porém, poucas publicações sobre ensino, pesquisa e extensão, o que pode demonstrar que esse profissional ainda é descaracterizado da função de educador ou/e o próprio trabalhador não se reconhece como tal.

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Biografia do Autor

Maysa Eichner da Silva Bazana, Instituto Federal Catarinense - IFC

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal Farroupilha (2014). Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina(2019). Atualmente Técnica-Administrativa em Educação no Instituto Federal Catarinense e Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em rede nacional.

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal Catarinense

Professor de Geografia do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente. Doutor em Geografia pela UNICAMP e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela USP. Tem se dedicado ao estudo de movimentos sociais; Estado e burguesia no Brasil; trabalho; Educação Profissional e o trabalho como princípio educativo. É credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica - ProfEPT-Polo /Blumenau.

Michel Goulart da Silva

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense (IFC). Possui graduação e mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura no Brasil, modernização, marxismo e cultura política.

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Eichner da Silva Bazana, M., Alexandre de Castro, C., & Goulart da Silva, M. (2021). Institutos Federais: a produção intelectual dos técnico-administrativos em educação. Revista Educar Mais, 5(5), 1171–1182. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2600

Edição

Seção

Artigos