Creencias de autoeficacia de estudiantes y profesores de Física de Educacíon Superior

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2472

Keywords:

Self-efficacy beliefs, Physics Teaching, Higher Education

Abstract

En este artículo presentamos un estudio que buscó investigar las creencias de autoeficacia de estudiantes y docentes de una carrera de Licenciatura en Física al momento de aprender y enseñar física. Este estudio contó con la participación de ocho estudiantes y seis profesores de la carrera antes mencionada. Los sujetos respondieron cuestionarios sobre sus creencias de autoeficacia para realizar determinadas tareas en el contexto de las disciplinas de Física General y Experimental. Los resultados muestran que la mayoría de estos estudiantes y profesores tienen creencias de autoeficacia que van de media a alta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo Bopsin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Ciências Exatas - ênfase em Física (2021), pela Universidade Federal do Rio Grande. Participou como bolsista do Projeto de Ensino Oficinas de Aprendizagem em Ciências Exatas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e do Programa Residência Pedagógica. Participa do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar.

Charles Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande. Orientador de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG. Coordenador do núcleo Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da FURG. Pesquisa sobre a Formação de professores de Ciências, com enfoque na investigação do professor a partir da experiência. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a professores em formação inicial e professores da educação Básica com o objetivo de fomentar ações investigativas na sala de Ciências para o aperfeiçoamento/desenvolvimento de compreensões dos conhecimentos científicos dos estudantes.

References

ALLIPRANDINI, P. M. Z.; SOUZA, D. A. A crença de autoeficácia de formandos de um curso de Pedagogia em relação ao exercício profissional. Educação em Análise. v. 1, n. 2, p. 215-235, jul/dez. 2016.

BANDURA, A. Vicarious processes: a case of no-trial learning. In: BERKOWITZ, L. (Ed.). Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press, 1965. v.2, p.1-55.

BANDURA, A. Self-Efficacy: Toward a Unifying Theory of Behavioral Change. Psychological Review. v. 84, n. 2, p. 191-215, 1977.

BANDURA, A. The Self System in Reciprocal Determinism. American Psychologist. v. 33, n. 4, p. 343-358, abr. 1978.

BANDURA, A. Self-Efficacy: The Exercise of Control. New York: Freeman, 1997.

BANDURA, A. Social Cognitive Theory: An Agentic Perspective. Annual Reviews Psychologist. v. 52, p. 1-26, 2001.

BANDURA, A. The Evolution of Social Cognitive Theory. In: Smith K. G. e Hitt, M. A. (Eds.), Great Minds in Management. Oxford: Oxford University Press. 2005.

BOPSIN, G.; GUIDOTTI, C. Crenças de autoeficácia: uma revisão de literatura no contexto do ensino de física. Revista de Enseñanza de la Física. v. 33, n. 1, p. 7-19, jun. 2021.

BZUNECK, J. A. As Crenças de Auto-Eficácia e o seu Papel na Motivação do Aluno. In E. Boruchovitch & J.A. Bzuneck (Org.) A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Editora Vozes; 116-133. 2001.

CARDOSO, L. R.; BZUNECK, J. A. Motivação no Ensino Superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia Educacional e Escolar. v. 8, n. 2, p.145-155. 2004.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio, al saber enseñado. Buenos Aires. Editora Aique. 1991.

CIRÍACO, K. T.; PIROLA, N. A. “A Matemática, ela assusta um pouco”: crença de autoeficácia e mudança de atitudes de estudantes de pedagogia a partir da pesquisa na formação inicial. Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 13, n. 1, p. 147-162. 2018.

CLEMENT, L.; CUSTÓRIO, J. F.; ALVES FILHO, J. P. A Qualidade da Motivação em Estudantes de Física do Ensino Médio. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias. v. 9, n. 1, p. 84-95, jul. 2014.

CUSTÓDIO, J. F.; PIETROCOLA, M.; CRUZ, F. F. S. Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem prof de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 30, n. 1, p. 25-57, abr. 2013.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York. Plenum Press. 1985.

ESPINOSA, T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Crenças de autoeficácia em aprender física e trabalhar colaborativamente: um estudo de caso com o método Team Based Learning em uma disciplina de Física Básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 69-94, jan-abr. 2019.

ESPINOSA, T.; MILLER, K.; ARAÚJO, I.; MAZUR, E. Reducing the gender gap in students’ physics self-efficacy in a team- and project-based introductory physics class. Physical Review Physics Education Research. v. 15, n. 010132. 2019.

GOYA, A.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender Física. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 51-57, jan-jul. 2008.

GUSSO, H. L., et al. Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade. v. 41, e238957, Campinas, set. 2020.

HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E.A. Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica: Uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física. Revista Brasileira de Ensino Física, v. 38, n. 1, 2016.

MARCHIORE, L. W. O. A.; ALENCAR, E. M. L. S. Motivação para aprender em alunos do Ensino Médio. Educação Temática e Digital, Campinas. v. 10, n. Esp, p.105-123, out. 2009.

MAZUR, E. Peer Instruction A User’s Manual. Ed. Prentice-Hall. Upper Saddle River. 1997.

NETO, R. S.; LIMA, M. B.; STRUCHINER, M. Crenças de Autoeficácia Docente no Ensino de Física: Uma Análise sobre o Percurso de Formação Docente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 3, p. 86-103, dez. 2019.

OLIVEIRA, E. S. Moivação no Ensino Superior: Estratégias e Desafios. Contexto & Educação. v. 32, n. 101, p. 212-232, jan/abr. 2017.

PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In A. Bandura, R. G. Azzi e S. Polydoro (Org.) Teoria Social Cognitiva: Conceitos Básicos. Porto Alegre: Artmed; 97-114, 2008.

PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 19, n. 1, p. 89-109, ago. 2002.

PIGOSSO, L. T.; RIBEIRO, B. S.; HEIDEMANN, L. A. A Evasão na Perspectiva de quem Persiste: um Estudo sobre os Fatores que Influenciam na Decisão de Evadir ou Persistir em Cursos de Licenciatura em Física Pautado pelos Relatos dos Formandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 245-273, jan-dez. 2020.

PORTO, R. C.; GONÇALVES, M. P. Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários. Psicologia Educacional e Escolar. v. 21, n. 3, p. 515-522, set/dez. 2017.

RIBEIRO, J. R. C.; BICALHO, C. C. F.; ONOFRE, M. T. A. S.; NOC, F. Autoeficácia em Professores do Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. v. 20, n. 3, p. 319-323. 2019.

RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007.

RUFINI, S. E.; BZUNECK, J. A.; OLIVEIRA, K. L. A Qualidade da Motivação em Estudantes do Ensino Fundamental. Revista Paidéia. v. 22, n. 51, p. 53-62, jan/abr. 2012.

RUIZ, V. M. Motivação na universidade: uma revisão da literatura. Revista Estudos de Psicologia. v. 20, n. 2, Campinas, p. 15-24, mai/ago. 2003.

ROCHA, D. M. Crenças de autoeficácia e estratégias de aprendizagem: um estudo de caso dos ingressantes no curso de Licenciatura em Física. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza. v. 4, p. 01-16, jul. 2020.

ROCHA, D. M.; RICARDO, E. C. As crenças de autoeficácia de professores de Física: um instrumento para aferição das crenças de autoeficácia ligadas a Física Moderna e Contemporânea. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 333-364, ago. 2014.

SANTOS, A. A. A.; MOGNON, J. F.; LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicologia Educacional e Escolar. v. 15, n. 2, p. 283-290, jul/dez. 2011.

SELAU, F. F.; ESPINOSA, T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Fontes de autoeficácia e atividades experimentais de física: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 2, 2019.

SILVA, A. J.; IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G. Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física. Motriz. Revista de Educação Física. v. 16, n. 4, p. 942-949, out/dez. 2010.

SILVA, F. R.; BARROS, M. A.; LABURÚ, C. E.; SANTOS, L. C. A. Crenças de eficácia, motivação e a formação de professores de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 214-228, abr. 2011.

Published

2022-01-18

How to Cite

Bopsin, G., & Guidotti, C. (2022). Creencias de autoeficacia de estudiantes y profesores de Física de Educacíon Superior. Educar Mais, 6, 106–125. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2472