Quantitative analysis of graduates, academics and evaded from course of Physics of UFAC: an initial diagnosis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2149

Keywords:

Teacher training, Dropout, Degree in physics

Abstract

The present work aims to present an initial diagnosis on the number of students who escaped and completed the Physics degree course at the Federal University of Acre. The study was based on data provided by the course coordinator for the thirteen years of existence, from the opening in 2005 until the first semester of 2018. The study still presents a statistical approach and a reflection on the importance of the course for the state of Acre, as well as presenting elements of the profile of the Physics graduate (graduate), such as sex, age at graduation, the place of birth and the time required to complete the studies. It found that the difference in sex, form of admission and periods of study are linked to dropout rates. It was found that the 4th and 6th periods have the highest dropout rate, the formation on the other hand occurs between the 8th and 11th period.

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Author Biographies

Bianca Martins Santos , Universidade Federal do Acre

Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59) e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Coordenou o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes entre Agosto de 2018 e Janeiro de 2020. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica; e projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação inicial e continuada de professores de física. https://orcid.org/0000-0002-9967-0834

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atividade Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006 na área de Física. Atividades de Pesquisa: Ensino de Física e Ensino de Ciências e Matemática. Atuação em Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física. Vice-coordenador da Estação de Geofísica Aplicada do Acre credenciada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Antonio Romero da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Acre

Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Graduação Intercâmbio (2011) na Universidade de Milão - UNIMI. Mestrado em Física (2013) na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde desenvolveu pesquisas na área de Óptica Quântica e Informação Quântica. Doutorado em Fisica (2016) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. No doutoramento desenvolveu pesquisas na área de Física de Nuclear com ênfase em reações nucleares de spallation, onde estudou as colisões próton-núcleos nas faixas de energia de interesse para aplicações terapêuticas e em reatores baseado em ADS. Trabalhou no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Física Nuclear, Métodos Geofísicos e Sísmicos, Eletromagnetismo e Energias Renováveis, Simulação Computacionais e Ensino de Física.

Irlen Maycon Pereira da Silva Paiva, Universidade Federal do Acre

Secretário do curso de Licenciatura em Física. Bacharel em Ciências Sociais. https://orcid.org/0000-0001-7460-7495

Eloi Benicio de Melo Junior, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Mestre em Física (PUC-Rio).  Licenciado em Física (UFAC). Doutorando em Física (CBPF). Pesquisa em Ensino de Física: Formação docente, TIC e Ensino-aprendizagem.

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Published

2021-01-08

How to Cite

Santos , B. M., Castanheira da Silva, M. ., Pinheiro, A. R. da C., Maycon Pereira da Silva Paiva, I. ., & Benicio de Melo Junior, E. (2021). Quantitative analysis of graduates, academics and evaded from course of Physics of UFAC: an initial diagnosis. Educar Mais, 5(2), 261–279. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2149

Issue

Section

Articles