Análisis cuantitativo de egresados, académicos y desertores de la carrera de Física de la UFAC: un diagnóstico inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2149

Palabras clave:

Formación de professores, Evasión, Grado en Física

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo presentar un diagnóstico inicial sobre el número de estudiantes que escaparon y completaron la carrera de Física en la Universidad Federal de Acre. El estudio se basó en datos proporcionados por el coordinador del curso durante los trece años de existencia, desde la apertura en 2005 hasta el primer semestre de 2018. El estudio aún presenta un enfoque estadístico y una reflexión sobre la importancia del curso para el estado de Acre. Así como presentar elementos del perfil del egresado de Física, como el sexo, la edad que completó la graduación, el lugar de nacimiento y el tiempo requerido para completar los estudios. Encontró que la diferencia en el sexo, la forma de admisión y los períodos de estudio están vinculados a las tasas de abandono. Se encontró que los períodos 4 y 6 tienen la mayor tasa de deserción, la formación por otro lado ocurre entre el período 8 y 11.

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Biografía del autor/a

Bianca Martins Santos , Universidade Federal do Acre

Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59) e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Coordenou o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes entre Agosto de 2018 e Janeiro de 2020. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica; e projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação inicial e continuada de professores de física. https://orcid.org/0000-0002-9967-0834

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atividade Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006 na área de Física. Atividades de Pesquisa: Ensino de Física e Ensino de Ciências e Matemática. Atuação em Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física. Vice-coordenador da Estação de Geofísica Aplicada do Acre credenciada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Antonio Romero da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Acre

Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Graduação Intercâmbio (2011) na Universidade de Milão - UNIMI. Mestrado em Física (2013) na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde desenvolveu pesquisas na área de Óptica Quântica e Informação Quântica. Doutorado em Fisica (2016) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. No doutoramento desenvolveu pesquisas na área de Física de Nuclear com ênfase em reações nucleares de spallation, onde estudou as colisões próton-núcleos nas faixas de energia de interesse para aplicações terapêuticas e em reatores baseado em ADS. Trabalhou no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Física Nuclear, Métodos Geofísicos e Sísmicos, Eletromagnetismo e Energias Renováveis, Simulação Computacionais e Ensino de Física.

Irlen Maycon Pereira da Silva Paiva, Universidade Federal do Acre

Secretário do curso de Licenciatura em Física. Bacharel em Ciências Sociais. https://orcid.org/0000-0001-7460-7495

Eloi Benicio de Melo Junior, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Mestre em Física (PUC-Rio).  Licenciado em Física (UFAC). Doutorando em Física (CBPF). Pesquisa em Ensino de Física: Formação docente, TIC e Ensino-aprendizagem.

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Publicado

2021-01-08

Cómo citar

Santos , B. M., Castanheira da Silva, M. ., Pinheiro, A. R. da C., Maycon Pereira da Silva Paiva, I. ., & Benicio de Melo Junior, E. (2021). Análisis cuantitativo de egresados, académicos y desertores de la carrera de Física de la UFAC: un diagnóstico inicial. Educar Mais, 5(2), 261–279. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2149

Número

Sección

Artículos