Educação Superior: o que motiva a escolha pelos cursos de Engenharia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2136

Palavras-chave:

Educação Superior, Escolha do curso, Engenharia

Resumo

A temática do artigo relaciona-se à escolha da profissão de engenheiro. Nos últimos anos tem diminuído a procura por esta graduação e o número de concluintes vem reduzindo, o que aponta para um possível colapso nas engenharias. O objetivo de pesquisa corresponde a identificar aspectos relacionados à escolha de cursos quando do ingresso na Educação Superior. A questão central feita aos estudantes é: Por que você escolheu ingressar neste curso? A metodologia é de natureza qualitativa. Os participantes foram estudantes de cursos de engenharia que estavam cursando disciplinas de expressão gráfica. Obteve-se como resultado duas categorias que diferenciam as escolhas. A primeira categoria foi associada com a afinidade com o curso, e está relacionada às características peculiares de cada curso e dos próprios estudantes. A segunda aponta para a perspectiva profissional envolvendo aspectos como status da profissão, reconhecimento social e a remuneração e vinculação com o mercado de trabalho. Concluímos que existe uma correlação entre a identificação do aluno com o curso e a sua motivação que se relaciona as suas características individuais, de modo que sua satisfação com o curso e o seu crescimento profissional faz com que almeje alcançar a conclusão desta graduação.

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Biografia do Autor

Breno Arno Hoernig Junior, Universidade La Salle

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle. Mestre em Engenharia e integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas/RS.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

Arno Hoernig Junior, B. ., Lucia Felicetti, V. ., & Fossatti, P. (2021). Educação Superior: o que motiva a escolha pelos cursos de Engenharia?. Revista Educar Mais, 5(2), 232–248. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2136

Edição

Seção

Artigos