Sistema de Apoio ao Gerenciamento de Configuração dos Laboratórios de Informática do IFSul Campus Charqueadas

Autores

  • Everton Oliveira Fernandes IFSUL - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - Câmpus Charqueadas - Brasil.
  • Vinicius Tavares Guimarães IFSUL - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - Câmpus Charqueadas - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.17-27.1609

Palavras-chave:

Gerenciamento dos Serviços de Tecnologia da Informação, ITIL, Gerenciamento de Configuração, OCS Inventory, Laboratórios de Informática

Resumo

As organizações estão usando cada vez mais a tecnologia diante da competitividade nos mercados em que atuam. Nesse contexto, a indisponibilidade dos serviços ofertados afeta a imagem da organização, além de prejuízos financeiros. A partir de interações realizadas com o setor de Tecnologia da Informação (TI) do IFSul Câmpus Charqueadas, constatou-se que este não possui uma ferramenta automatizada para auxiliar na gestão dos laboratórios de informática, tornando as rotinas de manutenção preventiva e corretiva propensas           a falhas humanas, por serem tratadas manualmente. Sendo assim, o objetivo deste projeto e desenvolver um sistema Web de apoio a Gestão de TI para os laboratórios de Informática da instituição, que atualmente são 12 laboratórios, totalizando 220 computadores, que atendem aproximadamente 1000 alunos de nível médio, técnico, superior, pós-graduação e mestrado. A metodologia para este trabalho envolveu atividades como o estudo dos padrões e melhores práticas relacionados à gestão de TI, tendo como base teórica o capítulo de Gerenciamento de Configuração do Information Technology Infrastructure Library (ITIL), além de reuniões para levantamento de requisitos junto a equipe de TI para investigação de ferramentas de suporte ao desenvolvimento da solução proposta, implementação de uma prova de conceito, e validação dos testes. A solução proposta dispõe de dois módulos principais: (i) o modulo automatizado que utiliza à ferramenta Open-Source intitulada como Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory), responsável por fazer a coleta e armazenamento das informações dos computadores; (ii) e o módulo Web capaz de ler a base de dados gerada pelo OCS, oferecendo um conjunto de funcionalidades que auxiliam a equipe de TI na visualização de informações e no suporte a tomada de decisões, como relatórios de hardware, software, notificações e representação gráfica dos laboratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

Fernandes, E. O., & Guimarães, V. T. (2019). Sistema de Apoio ao Gerenciamento de Configuração dos Laboratórios de Informática do IFSul Campus Charqueadas. Revista Educar Mais, 3(3), 17–27. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.17-27.1609