Sistema de Apoio ao Gerenciamento de Configuração dos Laboratórios de Informática do IFSul Campus Charqueadas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.17-27.1609Palabras clave:
Gerenciamento dos Serviços de Tecnologia da Informação, ITIL, Gerenciamento de Configuração, OCS Inventory, Laboratórios de InformáticaResumen
As organizações estão usando cada vez mais a tecnologia diante da competitividade nos mercados em que atuam. Nesse contexto, a indisponibilidade dos serviços ofertados afeta a imagem da organização, além de prejuízos financeiros. A partir de interações realizadas com o setor de Tecnologia da Informação (TI) do IFSul Câmpus Charqueadas, constatou-se que este não possui uma ferramenta automatizada para auxiliar na gestão dos laboratórios de informática, tornando as rotinas de manutenção preventiva e corretiva propensas a falhas humanas, por serem tratadas manualmente. Sendo assim, o objetivo deste projeto e desenvolver um sistema Web de apoio a Gestão de TI para os laboratórios de Informática da instituição, que atualmente são 12 laboratórios, totalizando 220 computadores, que atendem aproximadamente 1000 alunos de nível médio, técnico, superior, pós-graduação e mestrado. A metodologia para este trabalho envolveu atividades como o estudo dos padrões e melhores práticas relacionados à gestão de TI, tendo como base teórica o capítulo de Gerenciamento de Configuração do Information Technology Infrastructure Library (ITIL), além de reuniões para levantamento de requisitos junto a equipe de TI para investigação de ferramentas de suporte ao desenvolvimento da solução proposta, implementação de uma prova de conceito, e validação dos testes. A solução proposta dispõe de dois módulos principais: (i) o modulo automatizado que utiliza à ferramenta Open-Source intitulada como Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory), responsável por fazer a coleta e armazenamento das informações dos computadores; (ii) e o módulo Web capaz de ler a base de dados gerada pelo OCS, oferecendo um conjunto de funcionalidades que auxiliam a equipe de TI na visualização de informações e no suporte a tomada de decisões, como relatórios de hardware, software, notificações e representação gráfica dos laboratórios.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.