BULLYING: VOCÊ TAMBÉM É VÍTIMA!
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.691Resumo
O termo Bullying vem da língua inglesa e é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Com este trabalho busca-se conscientizar as pessoas sobre o bullying, que cada vez está mais presente nas escolas. Pois se entende que as vítimas sofrem silenciosamente, normalmente não se manifestam, assim, procurou-se compreender esse fenômeno. Para isso, foram realizadas junto às escolas municipais Dois de Maio e Avelino de Assis Brasil e no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, conversas com professores e alunos sobre a temática em questão, para conhecer o que eles pensam e sabem sobre o assunto e as características do agressor - o bulling das vítimas. Buscou-se patrocínio junto ao comércio local para aquisição do material gráfico. Para finalizar, foram confeccionados gráficos, folders, adesivos, cartazes e para divulgação da pesquisa na Feira do Conhecimento, além de um vídeo com uma entrevista com o diretor do colégio. O resultado foi extremamente significativo, houve envolvimento e interação do grupo com os estudantes, professores que se dispuseram a dar depoimentos, os quais demonstram que o bulling é uma realidade dentro dos espaços escolares e na sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.