BULLYING: VOCÊ TAMBÉM É VÍTIMA!
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.691Abstract
O termo Bullying vem da língua inglesa e é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Com este trabalho busca-se conscientizar as pessoas sobre o bullying, que cada vez está mais presente nas escolas. Pois se entende que as vítimas sofrem silenciosamente, normalmente não se manifestam, assim, procurou-se compreender esse fenômeno. Para isso, foram realizadas junto às escolas municipais Dois de Maio e Avelino de Assis Brasil e no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, conversas com professores e alunos sobre a temática em questão, para conhecer o que eles pensam e sabem sobre o assunto e as características do agressor - o bulling das vítimas. Buscou-se patrocínio junto ao comércio local para aquisição do material gráfico. Para finalizar, foram confeccionados gráficos, folders, adesivos, cartazes e para divulgação da pesquisa na Feira do Conhecimento, além de um vídeo com uma entrevista com o diretor do colégio. O resultado foi extremamente significativo, houve envolvimento e interação do grupo com os estudantes, professores que se dispuseram a dar depoimentos, os quais demonstram que o bulling é uma realidade dentro dos espaços escolares e na sociedade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.