Sobre Conteúdo de Química a partir de um Experimento Envolvendo a Produção de Creme Repelente a Base de Citronela em Escola Estadual
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.585Resumo
O presente trabalho mostra uma abordagem diferenciada ao trabalharQuímica Orgânica dentro de uma perspectiva concreta. A instituição de ensino tem que investir no desempenho de seus professores, lutando para que eles sejam profissionais reflexivos, transformando-se, assim, em parceiros da educação, com possibilidades de discutir novos sistemas escolares de práticas pedagógicas a serem implantadas com vistas a um retorno eficaz de melhoria da qualidade do ensino e da conquista da confiança do aluno. A citronela é citada na literatura como um princípio ativo natural que necessita adição de outros compostos para apresentar efeito repelente, pois o óleo de citronela funciona mais como barreira física. Metodologia: A busca pela resposta a respeito da qualidade de um creme para insetos à base de citronela trouxe alguns entendimentos da Química Orgânica. A confecção do creme foi discutida a partir de estudos bibliográficos - basicamente houve a adição de uma base neutra com compostos orgânicos à base de citronela. Resultados: A primeira aplicação de composição, 100g de creme neutro mais 20% de base de citronela, não se mostrou eficiente, então se dobrou o percentual no composto para uma segunda aplicação, onde se obteve melhor resultado; mesmo assim
se decidiu experimentar uma terceira aplicação adicionando-se ainda 10g de eugenol retirado do cravo da índia e o resultado mostrou-se mais eficiente. Conclusão e Perspectivas: Com este trabalho podemos observar que as recomendações populares sem base científica nem sempre podem estar corretas e é necessária a investigação e a experimentação para comprová-las, a ciência deve estar em nossa vida diária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.