Mapeamento do emprego de metodologias ativas no ambiente MOODLE: revisão sistemática da literatura na base Scopus (2023–2025)
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4248Palavras-chave:
Revisão de Escopo, Gamificação, Aprendizagem entre Pares, Moodle, Metodologias AtivasResumo
Este estudo examina quais as metodologias ativas de aprendizagem integradas ao ambiente MOODLE têm sido utilizadas na atualidade, por meio de uma revisão de literatura. O objetivo da pesquisa, assim, é investigar as metodologias ativas que têm sido empregadas com a utilização desta plataforma nos últimos 3 (três) anos, visando identificar também possíveis lacunas de abordagens pouco exploradas, mas com potencial de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Com base na proposta metodológica, foram examinados os artigos mais recentes por meio de uma pesquisa realizada na base de dados Scopus. Assim, foram examinados 64 artigos publicados entre os anos de 2023 e 2025. Os resultados obtidos nesta revisão da literatura mostraram que há uma predominância nas metodologias de Aprendizagem entre Pares e Gamificação, tendo uma concentração na Europa e na Ásia, bem como em poucos países desses continentes. Entretanto, identificamos uma abrangência ampla em termos de áreas de conhecimento das publicações avaliadas. Concluímos que o MOODLE se mostrou um ambiente favorável para implementar abordagens ativas no ensino superior, havendo espaço para inovações nas práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
ARREDONDO, F.; GARCIA, B.; LIJO, R. Learning Through Explanation: Producing and Peer-Reviewing Videos on Electric Circuits Problem Solving. IEEE Transactions on Education. [S. l.]: Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., 2025. https://doi.org/10.1109/TE.2024.3454008.
DE SANTOS-BERBEL, C.; HERNANDO GARCÍA, J. I.; VÁZQUEZ-GRECIANO, A. H5P-Based Matching Game for Training Graphs of Internal Forces in Structural Analysis. Education Sciences. [S. l.]: Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2024. DOI 10.3390/educsci14040359.
GARCÍA, M. E. C.; CATALÀ, M. S. El feedback entre iguales como mecanismo para la promoción de la competencia de aprendizaje y responsabilidad del estudiantado en gestión y administración pública. Revista de Educacion y Derecho. [S. l.]: University of Barcelona, 2024. DOI 10.1344/REYD2024.29.44585.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Gonçalves de Sousa, Sandra Dutra Piovesan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












