Mapeamento do emprego de metodologias ativas no ambiente MOODLE: revisão sistemática da literatura na base Scopus (2023–2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4248

Palavras-chave:

Revisão de Escopo, Gamificação, Aprendizagem entre Pares, Moodle, Metodologias Ativas

Resumo

Este estudo examina quais as metodologias ativas de aprendizagem integradas ao ambiente MOODLE têm sido utilizadas na atualidade, por meio de uma revisão de literatura. O objetivo da pesquisa, assim, é investigar as metodologias ativas que têm sido empregadas com a utilização desta plataforma nos últimos 3 (três) anos, visando identificar também possíveis lacunas de abordagens pouco exploradas, mas com potencial de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Com base na proposta metodológica, foram examinados os artigos mais recentes por meio de uma pesquisa realizada na base de dados Scopus. Assim, foram examinados 64 artigos publicados entre os anos de 2023 e 2025. Os resultados obtidos nesta revisão da literatura mostraram que há uma predominância nas metodologias de Aprendizagem entre Pares e Gamificação, tendo uma concentração na Europa e na Ásia, bem como em poucos países desses continentes. Entretanto, identificamos uma abrangência ampla em termos de áreas de conhecimento das publicações avaliadas. Concluímos que o MOODLE se mostrou um ambiente favorável para implementar abordagens ativas no ensino superior, havendo espaço para inovações nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Gonçalves de Sousa, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando em Ensino da Univesrodade Federal do Pampa. Possui título de Mestre no Master of Business Administration pela University of the People (2020) e Pós-Graduação Internacional em Administração de Empresas pela FGV (2015) com módulo presencial na University of California, San Diego - USA. Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense / Câmpus Lajeado.

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) - Programa de Pós-graduação em Ensino (Mestrado/Doutorado) -Bagé, RS. Temáticas de pesquisa: Tecnologias educacionais, Educação à Distância, Informática na Educação.  

Referências

ARREDONDO, F.; GARCIA, B.; LIJO, R. Learning Through Explanation: Producing and Peer-Reviewing Videos on Electric Circuits Problem Solving. IEEE Transactions on Education. [S. l.]: Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., 2025. https://doi.org/10.1109/TE.2024.3454008.

DE SANTOS-BERBEL, C.; HERNANDO GARCÍA, J. I.; VÁZQUEZ-GRECIANO, A. H5P-Based Matching Game for Training Graphs of Internal Forces in Structural Analysis. Education Sciences. [S. l.]: Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2024. DOI 10.3390/educsci14040359.

GARCÍA, M. E. C.; CATALÀ, M. S. El feedback entre iguales como mecanismo para la promoción de la competencia de aprendizaje y responsabilidad del estudiantado en gestión y administración pública. Revista de Educacion y Derecho. [S. l.]: University of Barcelona, 2024. DOI 10.1344/REYD2024.29.44585.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Sousa, M. G. de, & Piovesan, S. D. (2025). Mapeamento do emprego de metodologias ativas no ambiente MOODLE: revisão sistemática da literatura na base Scopus (2023–2025) . Revista Educar Mais, 9, 1–17. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4248

Edição

Seção

Artigos