Bem viver IF: um jogo para refletir sobre os espaços de uso comum no contexto da EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4165

Palavras-chave:

Jogos Sérios, Cultura Escolar, Arquitetura Escolar, EPT

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo de tabuleiro BemViverIF, com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre os espaços de uso comum no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A base teórica discute a relação entre espaço escolar e cultura escolar, destacando o potencial dos jogos sérios e de tabuleiro como ferramentas pedagógicas. A metodologia, dividida em quatro etapas iterativas de prototipagem, incluiu simulações com IA e testes com jogadores reais. Os resultados indicam a eficácia do jogo em engajar os participantes e estimular debates sobre gestão democrática e adequação dos espaços escolares. O estudo reforça a importância de abordagens interdisciplinares para a problematização do espaço educativo.

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Biografia do Autor

André Santos, Instituto Federal de Brasília - IFB

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2007) e em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2004). Participou de projetos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de urbanismo, habitação de interesse social, mobiliário urbano e práticas inovadoras para educação. Desde de 2012 é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuante no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB), ministrando disciplinas relacionadas à representação gráfica e design de produto. 

Thiago de Faria Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB

É doutor (2016) e mestre em História Social (2011) pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o bacharelado e a licenciatura em História (2007). Desenvolve pesquisas sobre História, Ensino de História, Linguagem Audiovisual e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Integra o corpo docente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. É docente de História do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Recanto das Emas. 

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Santos, A., & Silva, T. de F. (2025). Bem viver IF: um jogo para refletir sobre os espaços de uso comum no contexto da EPT. Revista Educar Mais, 9, 1–15. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4165

Edição

Seção

Artigos