Bem viver IF: um jogo para refletir sobre os espaços de uso comum no contexto da EPT
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4165Palavras-chave:
Jogos Sérios, Cultura Escolar, Arquitetura Escolar, EPTResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo de tabuleiro BemViverIF, com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre os espaços de uso comum no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A base teórica discute a relação entre espaço escolar e cultura escolar, destacando o potencial dos jogos sérios e de tabuleiro como ferramentas pedagógicas. A metodologia, dividida em quatro etapas iterativas de prototipagem, incluiu simulações com IA e testes com jogadores reais. Os resultados indicam a eficácia do jogo em engajar os participantes e estimular debates sobre gestão democrática e adequação dos espaços escolares. O estudo reforça a importância de abordagens interdisciplinares para a problematização do espaço educativo.
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