Comunidade Aprendente de Professores em Feiras e Mostras Científicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4125Palavras-chave:
Formação de professores, Comunidades aprendentes, Feiras e mostras científicasResumo
Este artigo apresenta os princípios teóricos que adotamos ao longo de uma investigação que busca destacar o diálogo e a proximidade entre escola e universidade, desta maneira se caracteriza como um artigo de pesquisa teórica. Nesse contexto, abordaremos conceitos relacionados à formação de professores, com ênfase em comunidades aprendentes e como podem interligar-se a projetos de Feiras e Mostras Científicas (FMC). O objetivo principal é explorar como experiências formativas em comunidades aprendentes podem contribuir para a promoção de projetos investigativos, integrando teoria e prática. A pesquisa fundamenta-se em autores que enfatizam a importância de um processo contínuo e colaborativo na formação docente. As reflexões apresentadas evidenciam como as Feiras e Mostras Científicas (FMC) desafiam os professores a adotarem métodos que vão além das abordagens tradicionais de ensino, promovendo um ambiente inclusivo e reflexivo.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005, p. 85-92.
COSTA, Patrícia de Vargas. O processo avaliativo no desenvolver projetos investigativos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, RS. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/fc8aacd0b11a8fa7b6912fec1d25321d.pdf. Acesso em: 23 mar. 2024.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rpxWhrW3yfVZHTY9kSVyrxS/?lang=pt . Acesso em dez. de 2024.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Comunidades Aprendentes de Professores: uma proposta de formação no PIBID-FURG. Educação. ISBN: 978-85-419-0054-6. Ano: 2013. 280p. IN: "Comunidades Aprendentes de Professores: Uma Proposta de Formação no Pibid-FURG".
GUIDOTTI, Charles dos Santos; HECKLER, Valmir. Investigação Dialógica Na Sala De Aula De Ciências: Etnopesquisa-Formação Com Professores De Ciências Da Natureza. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 143–162, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.143-162. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10127. Acesso em: 23 mar. 2024.
KOLLING, Karlene Tatiana. A escola como espaço de formação de professores em comunidade: O movimento de pensar o desenvolvimento de projetos investigativos em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 148-158, 5 fev. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12091. Acesso em: 13 set. 2023.
NÓVOA, Antônio. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/download/4927/3772/9525. Acesso em: 13 mai. 2024.
WELLS, Gordon. (Ed.). Action, talk, and text: Learning and teaching through inquiry. New York: Teachers College Press, 2001.
WENGER, Étienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. 2ª reimpressão New York: Cambridge University, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sthefani dos Santos Silva, Charles dos Santos Guidotti, Halana Garcez Borowsky

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.