Possibilidades de usos educacionais de temas relacionados às Ciências da Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4046

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Planeta, Geologia

Resumo

Este artigo objetiva investigar as possibilidades de uso de temas relacionados às Ciências da Terra em atividades de cunho educacional. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre diferentes tópicos relacionados ao estudo do planeta Terra. Três apresentações presenciais de divulgação científica envolvendo temas de Geologia foram organizadas pelos autores e realizadas em 2022. Foi elaborado um questionário para realizar uma avaliação diagnóstica das concepções dos participantes acerca dos temas tratados nestas apresentações. Este questionário foi respondido por um total de 45 participantes das apresentações realizadas que compuseram um público diversificado, com alunos do ensino médio e de cursos superiores. Os dados obtidos indicam a importância do trabalho, na educação básica, com temas associados ao estudo do planeta Terra, de seus constituintes, da sua história geológica, desde a sua origem até os dias atuais, e dos impactos das ações humanas no nosso planeta. O acesso a uma educação envolvendo conhecimentos de Geologia pode contribuir para uma maior consciência ambiental sobre as consequências de nossas atitudes cotidianas, valorizando o conceito de sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Michele Feitosa de Araujo, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Graduanda em Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Araujo, M. F. de, & Teixeira, R. R. P. (2024). Possibilidades de usos educacionais de temas relacionados às Ciências da Terra. Revista Educar Mais, 8, 534–552. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4046

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Artigos