Problemas temáticos: subsídios teórico-metodológicos para implementação em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4040

Palavras-chave:

Ensino por temas, metodologia de Resolução de Problemas, estratégia de ensino, Problemas Temáticos

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a caracterização de uma estratégia de ensino voltada para Ciências e Matemática, denominada "Problemas Temáticos". Essa abordagem utiliza as bases do ensino por temas, explorando diversas vertentes relacionadas à contextualização do conhecimento, juntamente com a metodologia de resolução de problemas. Esses fundamentos são embasados nos aportes teóricos da epistemologia de Larry Laudan, na psicologia cognitiva de Jerome Bruner e nas teorias pedagógicas de John Dewey e Paulo Freire. A adaptação dos métodos às diferentes fases do desenvolvimento cognitivo, bem como a escolha de temas relevantes, foi identificada como fundamental para o sucesso da abordagem. No entanto, a implementação efetiva requer preparação docente e adaptação ao contexto educacional, sendo essencial a capacitação dos professores para superar desafios e maximizar o impacto positivo dessa abordagem em sala de aula.

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Biografia do Autor

Édila Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas- Ênfase em Química, pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Graduada em Pedagogia- Licenciatura Plena, na modalidade segunda licenciatura - INTERVALE- MG (2021) Especialista em Gestão escolar e coordenação pedagógica - INTERVALE-MG (2021). Especialista em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2021). Professora em nível técnico-médio, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria/RS).

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq. Foi vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas (2018-2021). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, trabalhando principalmente com as enzimas: NTPDase, 5-nucleotidase, ADA, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase. Está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria. Também, é coordenadora de um projeto de internacionalização - Capes PrInt/UFSM: "Estratégias farmacológicas e nutricionais para a promoção da saúde".

Juliana Kaizer Vizzotto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora associada do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação (DLSC) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria desde agosto de 2009. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UCPel (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Silva, Édila, Schetinger, M. R. C., & Vizzotto, J. K. (2024). Problemas temáticos: subsídios teórico-metodológicos para implementação em sala de aula. Revista Educar Mais, 8, 553–571. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4040

Edição

Seção

Artigos