Práticas de leitura literária na escola: reflexões acerca dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4037

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Leitura literária, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre como as práticas de leitura literária podem ser aplicadas nas escolas, no componente de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental, conforme prescrito nos marcos legais da educação. Para tanto, consideramos o exposto por autores como Cosson (2022), Colomer (2007), Soares (2022) e Solé (1998).   Inicialmente, apresenta-se o que os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), o Referencial Curricular Gaúcho - RCG (Rio Grande do Sul, 2018) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Brasil,1996) orientam a respeito do incentivo à prática de leitura literária na escola. E, por último, como considerações finais, serão apresentadas algumas reflexões acerca da leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Em relação à leitura literária na escola, percebemos uma certa ressonância discursiva entre os documentos orientadores PCN e BNCC, no que diz respeito à concepção da linguagem (enunciativa-discursiva), à centralidade atribuída ao texto e ao aspecto social e cultural dessas práticas.

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Biografia do Autor

Michely Gualano, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Licenciatura Plena - Letras: Português e Espanhol, pela Universidade Católica de Pelotas (2002), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Escolar, pela Faculdade de Educação de Joinville, Associação Catarinense de Ensino (2005), Especialista em Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura, pela Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão (2014), Especialista em Metodologias Ativas e TDICs na Educação, pela Universidade Norte do Paraná (2021). Professora da Rede Pública de Ensino de Jaguarão/RS. Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Pampa.

Patrícia Moura, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduada em Pedagogia (2001), Mestre (2007) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora associada do Curso de Pedagogia. Atuou como Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) na Unipampa (2017-2018). Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unipampa (2018-2019). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação UNIPAMPA. e do Subprojeto PIBID Pedagogia (2022-2024). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática docente, educação infantil, ensino fundamental, didática, currículo e planejamento.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Gualano, M. A. V., & Moura, P. dos S. (2024). Práticas de leitura literária na escola: reflexões acerca dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 8, 572–584. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4037

Edição

Seção

Artigos