Práticas de leitura literária na escola: reflexões acerca dos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4037Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Leitura literária, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo refletir sobre como as práticas de leitura literária podem ser aplicadas nas escolas, no componente de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental, conforme prescrito nos marcos legais da educação. Para tanto, consideramos o exposto por autores como Cosson (2022), Colomer (2007), Soares (2022) e Solé (1998). Inicialmente, apresenta-se o que os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), o Referencial Curricular Gaúcho - RCG (Rio Grande do Sul, 2018) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Brasil,1996) orientam a respeito do incentivo à prática de leitura literária na escola. E, por último, como considerações finais, serão apresentadas algumas reflexões acerca da leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Em relação à leitura literária na escola, percebemos uma certa ressonância discursiva entre os documentos orientadores PCN e BNCC, no que diz respeito à concepção da linguagem (enunciativa-discursiva), à centralidade atribuída ao texto e ao aspecto social e cultural dessas práticas.
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