Aulas presenciais, remotas e híbridas: o que pensam os alunos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4016

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais

Resumo

A pandemia da COVID-19 e a consequente colocação dos estudos em ensino remoto primeiramente e depois híbrido acelerou a discussão da importância de se trazer com maior vigor as tecnologias digitais para dentro das escolas. O objetivo do estudo foi traçar paralelos entre os diferentes cenários com falas dos alunos. Tratou-se de estudo de caso que teve coleta de dados por meio de questionário no Google Forms, em que se perguntou a estudantes do campus Uruguaiana do IFFar acerca de suas opiniões sobre o ensino remoto e híbrido, além de suas habilidades com tecnologias digitais. Análises estatísticas e de conteúdo estiveram presentes com contraste com a literatura do assunto. Resultados mostraram que os alunos se consideram autônomos e com bom conhecimento em tecnologias digitais. Isso denotou um bom desenvolvimento das atividades remotas apesar de que as opiniões expressas sobre o ensino remoto se mostraram majoritariamente negativas. As dificuldades acabaram prevalecendo quando comparadas com os benefícios propiciados, que seriam, por exemplo, a flexibilidade de datas e horários das aulas e das atividades. Já o ensino híbrido teve um equilíbrio entre menções positivas e negativas.

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Biografia do Autor

Gustavo Griebler, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Bacharel e Licenciado em Sistemas de Informação, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestre em Educação nas Ciências e Doutor em Educação em Ciências. Professor do IFFar.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Português / Inglês, Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Aline Castro Caurio, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Bacharela em Farmácia, Mestra em Bioquímica e Doutora em Bioquímica.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Griebler, G., Folmer, V., & Castro Caurio, A. (2024). Aulas presenciais, remotas e híbridas: o que pensam os alunos?. Revista Educar Mais, 8, 513–533. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4016

Edição

Seção

Artigos