Aulas presenciais, remotas e híbridas: o que pensam os alunos?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4016Palavras-chave:
Ensino híbrido, Ensino Remoto, Tecnologias DigitaisResumo
A pandemia da COVID-19 e a consequente colocação dos estudos em ensino remoto primeiramente e depois híbrido acelerou a discussão da importância de se trazer com maior vigor as tecnologias digitais para dentro das escolas. O objetivo do estudo foi traçar paralelos entre os diferentes cenários com falas dos alunos. Tratou-se de estudo de caso que teve coleta de dados por meio de questionário no Google Forms, em que se perguntou a estudantes do campus Uruguaiana do IFFar acerca de suas opiniões sobre o ensino remoto e híbrido, além de suas habilidades com tecnologias digitais. Análises estatísticas e de conteúdo estiveram presentes com contraste com a literatura do assunto. Resultados mostraram que os alunos se consideram autônomos e com bom conhecimento em tecnologias digitais. Isso denotou um bom desenvolvimento das atividades remotas apesar de que as opiniões expressas sobre o ensino remoto se mostraram majoritariamente negativas. As dificuldades acabaram prevalecendo quando comparadas com os benefícios propiciados, que seriam, por exemplo, a flexibilidade de datas e horários das aulas e das atividades. Já o ensino híbrido teve um equilíbrio entre menções positivas e negativas.
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