Desenho universal para aprendizagem e atendimento educativo especializado: um desafio para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial em Angola
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3706Palavras-chave:
Desenho Universal para a Aprendizagem, Atendimento Educativo Especializado, Educação Especial, AngolaResumo
Buscando trazer o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para dentro do contexto das pesquisas sobre políticas educativas voltadas para a inclusão do público-alvo da Educação Especial em Angola, fundamentalmente para os níveis do ensino primário, I° e II° ciclos do ensino secundário, o estudo objetiva compreender as nuances do DUA e como este modelo pode contribuir para uma política educativa que tem os serviços de Atendimento Educativo Especializado (AEE) nas escolas regulares como principal mecanismo de resposta aos desafios da educação inclusiva. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, documental e bibliográfica com um alcance exploratório-descritivo desde as perspectivas de Sampieri, Collado e Lucio (2014), Gil (2008) e Silveira e Córdova (2009). Os resultados apontam que a coexistência do DUA com o AEE agregaria de modo importante nos desafios locais de transformação do atual Sistema de Educação e Ensino que enfrenta sérios problemas de acessibilidades arquitetônicas, curriculares e metodológicas, ao mesmo tempo que se pôde perceber o DUA como um modelo mais preventivo e proativo, ao passo que, o AEE que enfatiza mais as adaptações individualizadas, precisa transitar das orientações oficiais para a prática.
Downloads
Referências
ANGOLA. Decreto Presidencial n° 20/11 de 18 de janeiro. Estatuto da Modalidade de Educação Especial. Diário da República de Angola, I série, n. 11, 2011.
ANGOLA. Decreto Presidencial nº 187/17, de 16 de agosto. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar. Diário da República de Angola, I série, n. 140, 2017.
ANTÓNIO, António, MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; GONZÁLEZ, Osvaldo Hernández. (2021). Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017). Educar Em Revista, 37, e77723, 2021.
ANTÓNIO, António. Política nacional de educação especial orientada para a inclusão escolar em angola: atuação e recontextualização dos gestores educativos e escolares na província do zaire (Tese de Doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis: 2023.
ANTÓNIO, António; LARA, Caroll Alejandra Schilling; GONZÁLEZ, Osvaldo Hernández. Preparação e atuação dos professores do ensino primário face aos desafios da atenção à diversidade no contexto da sala de aula no Município do Soyo. Revista Educação Especial, 34, e24/1–22, 2021.
ANTÓNIO, António; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; LUKOMBO, Garcia. Os desafios do direito à educação angolana durante a pandemia: do maldito vírus às benditas (necessárias) mudanças emergentes. Educação, 48(1), e61/1–25, 2023.
CAST. Diretrizes de Design Universal para Aprendizagem versão 2.2. CAST, 2018. [Online] Disponível em http://udlguidelines.cast.org. Acesso em 06 de fevereiro de 2024.
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; AMARAL, Mara Solange da Silva; OLIVEIRA, Fátima Satin Pretti de. Desenho universal para aprendizagem: um percurso investigativo sobre a educação inclusiva. REVISTA INTERSABERES, 15(34), 2020.
MAINARDES, Jefferson; CASAGRANDE, Rosana de Castro. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a Diferenciação Curricular: Contribuições para a Efetivação da Inclusão Escolar. Sisyphus - Journal of Education, vol. 10, núm. 3, pp. 102-115, 2022.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 126 – 143, 2015.
OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; MUNSTER, Mey de Abreu van; GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma Revisão Sistemática da Literatura Internacional1. Revista Brasileira De Educação Especial, 25(4), 675–690, 2019.
OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; LEITE, Lucia Pereira. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, 15(57), 511–524, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova Iorque: 2006.
PÉREZ, Cristina Valencia; GONZÁLEZ, Osvaldo Hernández. (2017). El Diseño Universal para el Aprendizaje, una alternativa para la inclusión educativa en Chile. Atenas, vol. 4, núm. 40, pp. 105-120, 2017.
QUEIROZ, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de; MELO, Márcia Helena da Silva. Atuação dos professores de Atendimento Educacional Especializado junto aos estudantes com deficiência durante a pandemia do COVID-19. Revista Educação Especial, 34, e35/1–24, 2021.
RICARDO, Débora Cristina; SAÇO, Lívia Fabiana; FERREIRA, Eliana Lúcia. O desenho universal na educação: novos olhares diante da inclusão do ser deficiente. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(esp.2), 1524–1538, 2017.
ROSOLEM, Loretta Derbli Durães da Luz; TEIXEIRA GÓES, Anderson Roges. Desenho Universal para Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado e Educação Profissional: pesquisas e perspectivas: Universal Design for Learning, Specialized Educational Services and Professional Education: research and perspectives. Revista Cocar, 19(37), 2023.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodología de la investigación. 6. ed. México: Mcgraw-hill/Interamericana editores, 2014.
SEBASTIÁN-HEREDERO; Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira De Educação Especial, 26(4), 733–768, 2020.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2018.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, vol. 22, núm. 2, pp. 147-155, 2018.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação E Pesquisa, 47, e233730, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 António António
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.