Uso do herbário virtual fitopatológico para o ensino de Fitopatologia
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3673Palavras-chave:
Tecnologia em Fitopatologia, Base de dados, Identificação de doenças em plantasResumo
O herbário virtual de fitopatologia representa uma fonte de informação sobre doenças de plantas disponível na internet. Esta revisão de literatura aborda o uso do herbário virtual fitopatológico, especialmente acerca de suas potencialidades, desafios e perspectivas de emprego na área da Educação. A revisão foi estruturada a partir de estudos sobre o tema. Apesar das potencialidades dessa ferramenta, ainda há limitações no seu emprego nos ambientes acadêmicos. Além disso, a questão da continuidade e da necessidade de atualização constante é um desafio que requer ações de médio e longo prazo para ser superado. Torna-se necessário conduzir um maior número de estudos para investigar as possibilidades exploratórias desta ferramenta em contextos acadêmicos.
Downloads
Referências
AGRIOS, G. N. Plant pathology. 5 ed. San Diego: Academic Press, 2005.
ALVES, R. C.; DEL PONTE, E. M. Herbário virtual de fitopatologia - Disseminando informações sobre doenças de plantas por meio da internet. In: SALÃO DE EXTENSÃO, 8., 2007, Porto Alegre - RS. Anais VIII Salão de Extensão UFRGS. Porto Alegre - RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
ANDERSEN, E. et al. Herbário virtual fitopatológico. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 6., 2020, Pelotas - RS. Anais VI Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2020.
BARBEDO, J. G. A. et al. Annotated plant pathology databases for image-based detection and recognition of diseases. IEEE Latin Am Trans. Nova York (NY), v.16, n.6, p. 1749–1757, jun. 2018.
BRASIL-PEIXOTO, S. N. R. et al. Criação de um herbário virtual como recurso didático para o ensino de Botânica. Research, Society and Development, São Paulo (SP), v. 10, n. 1, p. e52210111920-e52210111920, jan. 2021.
CHOUHAN, S. S. et al. A data repository of leaf images: Practice towards plant conservation with plant pathology. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND COMPUTER NETWORKS, 4., 2019, Mathura - IN. 4th International Conference on Information Systems and Computer Network. Mathura - IN: Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2019, p. 700-707.
CORDI, L. et al. Herbário UEC: Gestão da Qualidade de Dados do Acervo Digital. In: SIMPÓSIO DOS PROFISSIONAIS DA UNICAMP, 8., 2022, Campinas - SP. VIII Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, 2023. P. e0220885, abril.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, Rio Largo (AL), v. 6, p. 124-149, mar. 2023.
DA CRUZ, N. B.; TORRES FILHO, J. T.; DE ANDRADE, P. R. R. Banco de imagens digitais de micologia como ferramenta de ensino e aprendizagem para o curso de Agronomia. In: ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, 4., 2012, Juazeiro do Norte - CE. Anais IV Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri. Juazeiro do Norte - CE: Universidade Federal do Cariri, 2012.
DASGUPTA, M. K. Principles of plant pathology. Shantiniketan: Allied Publishers, 1988.
DE MEDEIROS, A. K. S. et al. Protótipos de microrganismos como ferramenta na aprendizagem em Fitopatologia e ciências afins. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOSSANIDADE, 5., 2019, Curitiba - PR. Anais V Congresso Brasileiro de Fitossanidade. Curitiba - PR: Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal, 2019.
FAGANELLO, A. P.; ALMANÇA, M. A. K. A abordagem da tecnologia da informação na construção do Herbário Fitopatológico Virtual IFRS/BG. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
DO IFRS, 3., 2015, Bento Gonçalves - RS. Anais III Seminário de Extensão do IFRS: conectando saberes e fazeres. Bento Gonçalves - RS, 2015.
FARIA, C. M. X.; INÁCIO, C. A. Herbário Fitopatológico da UFRRJ “Verlande Duarte Silveira”-Elo da História da Fitopatologia no Brasil (Nota Técnica). Rodriguésia, Rio de Janeiro (RJ), v. 71, p. e04472017, out. 2020.
GRESCZYSCZYN, M. C. C.; DE CAMARGO FILHO, P. S.; MONTEIRO, E. L. Aplicativos educacionais para smartphone e sua integração com o ensino de química. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina (PR), v. 17, n. 5, p. 398-403, 2016.
HOPKINS, M. Herbários Virtuais: conceitos, estado da arte, usos e recomendações (Nota Técnica). Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Belém (PA), 2005.
HYDE, K. D. et al. The world’s ten most feared fungi. Fungal Diversity, Chiang Mai (TH), v. 93, n. 1, p. 161-194, 2018.
LABFITO. Laboratório de Fitossanidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria. Disponível em: <http://labfito.vacaria.ifrs.edu.br/>. Acesso em: 21 set. 2023.
MARCOLIN, L. A.; NEGRETTI, R. R. D. Sistema Web para herbário fitopatológico virtual do IFRS Campus Vacaria. In: SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS, 6., 2022, Edição virtual. Resumos SEMEPT. Bento Gonçalves - RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2022.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre (RS), v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000.
OLIVEIRA, J. F. C.; FREIXO, A. A. Contribuições de um herbário escolar para o ensino de ciências no contexto da Educação do Campo. Ciência & Desenvolvimento, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 2, p. 386-403, jan. 2019.
SALVATI, T. et al. Herbário Físico e Virtual de Plantas Medicinais e Alimentícias Não Convencionais do IFRS-BG: Uma ferramenta para ensino, pesquisa e extensão. In: MOSTRA
TÉCNICO-CIENTÍFICA, 2018: Bento Gonçalves - RS. Anais Mostra Técnico-Científica (IFRS Campus Bento Gonçalves). Bento Gonçalves - RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
SCHNEIDER, L.; DEL PONTE, E. Glossário ilustrado: um objeto de aprendizagem em Fitopatologia. In: SALÃO DE GRADUAÇÃO, 3., 2008, Porto Alegre - RS. Anais III Salão de Graduação UFRGS/PROGRAD. Porto Alegre - RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. P. 27-29.
SILVA, M. S.; VASCONCELOS, S. D. Extensão universitária e Formação profissional: avaliação da experiência das ciências biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo (SP), v. 17, n. 33, p. 119-136, abr. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela da Silva, Adriani Cilene da Silva, Maíra Angélica Bolfe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.