Uso do herbário virtual fitopatológico para o ensino de Fitopatologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3673

Palavras-chave:

Tecnologia em Fitopatologia, Base de dados, Identificação de doenças em plantas

Resumo

O herbário virtual de fitopatologia representa uma fonte de informação sobre doenças de plantas disponível na internet. Esta revisão de literatura aborda o uso do herbário virtual fitopatológico, especialmente acerca de suas potencialidades, desafios e perspectivas de emprego na área da Educação. A revisão foi estruturada a partir de estudos sobre o tema. Apesar das potencialidades dessa ferramenta, ainda há limitações no seu emprego nos ambientes acadêmicos. Além disso, a questão da continuidade e da necessidade de atualização constante é um desafio que requer ações de médio e longo prazo para ser superado. Torna-se necessário conduzir um maior número de estudos para investigar as possibilidades exploratórias desta ferramenta em contextos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Daniela da Silva, Universidade de Passo Fundo - UPF

Engenheira Agrônoma (IFRS), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFSul), Mestre em Fitotecnia (UFRGS) e Doutoranda em Agronomia (UPF), Passo Fundo/RS-Brasil.

Adriani Cilene da Silva, Prefeitura Muinicipal de Tapejara/RS-BR

Licenciada em Matemática (UPF), Graduada em Pedagogia (UNINTER), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFSul), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF)  e Professora de Matemática na rede pública de ensino, Tapejara/RS-Brasil.

Maíra Angélica Bolfe, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul

Professora substituta no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), campus Passo Fundo, Graduada (2015), Mestre (2017) e Doutora (2021) em Física (UFSM), Passo Fundo/RS-Brasil.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

da Silva, D., da Silva, A. C., & Bolfe, M. A. (2024). Uso do herbário virtual fitopatológico para o ensino de Fitopatologia. Revista Educar Mais, 8, 102–112. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3673

Edição

Seção

Artigos