Educação corporativa: a importância da correlação entre a teoria e prática dentro de um novo modelo de atendimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3670

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Empresa de beleza, Lojas, Consumidores, Modelo de atendimento

Resumo

Análise do treinamento do novo modelo de atendimento adotado pela empresa do segmento de beleza no constructo da relação entre a teoria e prática dos colaboradores do âmbito das lojas. Um estudo de caso crítico, com análise documental e observações em campo. O referencial abordou as mudanças comportamentais dos consumidores que influenciaram o cenário mundial empresarial. Antes da tomada de decisão pela compra, esses consumidores refletindo na fidelidade da relação marca-consumidor. Exigindo estratégias de treinamento consistentes, personalizadas e que estejam centradas nas necessidades dos colaboradores, refletindo a teoria e prática dentro de um modelo de atendimento. Nos resultados, percebe-se a relevância do conteúdo ministrado durante o treinamento, sendo importante para atuação dos colaboradores em loja, contudo, a realização do presente estudo identificou que ainda são poucos os estudos na área, por se tratar de um projeto piloto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Conceição da Silva Magalhães, Centro universitário Unicarioca

Mestranda em novas tecnologias digitais para a educação no Centro universitário Unicarioca (2023). Especialista em Design Instrucional (2022) pela Universidade SENAC, pós-graduada em Educação Corporativa (2017) pela Universidade Veiga de Almeida, graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade Salgado de Oliveira, com duas certificações: Metodologia 6Ds e PNL.

Hugo Cesar Bellas, Centro universitário Unicarioca

Doutor em Engenharia de Produção - COPPE / UFRJ. Mestre em Saúde Pública pela ENSP - Fiocruz, Pós Graduado em Ergonomia COPPE / UFRJ, Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Curso de Aperfeiçoamento de Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz e Graduado em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Faculdade Professor Nuno Lisboa. Servidor público, pesquisador e co-fundador do grupo de pesquisas de Tecnologia, Informação e Resiliência em Saúde Pública (ResiliSUS) do Centro de Estudos Estratégicos, da Fundação Oswaldo Cruz, atua em parceria com o Laboratório do Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias (LabGENTE) da COPPE/UFRJ. Atua em pesquisa e desenvolvimento na área de Sistemas Complexos, Resiliência em saúde, com experiência na atuação e coordenação de projetos de pesquisa na área da Saúde (Gestão da Saúde, Atenção Primária, Regulação Ambulatorial, Gestão de Rede de Urgência e Emergência e Resiliência em saúde). Professor permanente do programa de pós graduação em novas tecnologias digitais para a educação no Centro universitário Unicarioca.

Referências

ALIZADEH H.; NAZARPOUR K, H. O efeito das relações marca-consumidor na fidelidade à marca mediada pela criação de valor da marca e moderada pelas características da comunidade de marca no setor de hospitalidade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 24(4), p.594-616. https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i4.4200. 2022.

ASSUNÇÃO, A. Á.. Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da Saúde Coletiva para alunos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, p. e145, 2021.

BECKER, J. Mobile learning como suporte de uma modalidade híbrida na educação corporativa. Curitiba/PR. Centro Universitário Internacional Uninter. Dissertação de Mestrado. Disponível em https://repositorio.uninter.com/handle/1/449. 2019.

BRITO, J.M.S; SARAIVA, P. M. Storytelling: uma análise de aplicabilidade no planejamento estratégico de marketing. Id On Line: Revista de Psicologia, Cariri, 59(16), 234-249. https://doi.org/10.14295/ideonline.v16i59.3387. 2022.

CHINOMONA, R. Brand communication, brand image and brand trust as antecedents of brand loyalty in Gauteng Province of South Africa. African Journal of Economic and Management Studies, 7(1), 124-139. 2016.

EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil. Mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004.

FILATRO, A., Cavalcanti, C.C. et al. DI 4.0: inovação em educação corporativa - São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural: Experiências de empresas brasileiras. RAE-Revista de Administração de Empresas, 40(3), 18-25. 2000.

GOMES, V. H. S. et al. Educação Corporativa a Distância: uma Revisão Integrativa. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1034. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1034. 2020.

JOHNNY. Estudo aponta novos perfis de consumidor de cosméticos para 2023. Cosmetic Innovation. Disponível em:https://cosmeticinnovation.com.br/estudo-aponta-novos-perfis-de-consumidor-de-cosmeticos-para-2023/ Acesso em 03 de novembro de 2023. 2023.

LANGHI, C.; CORDEIRO, D. de S. .; SIMÕES, M. de L. .; STETTINER, C. F. . Educação corporativa: aprendizagem significativa no âmbito das empresas. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 1003–1017, 2021. DOI: 10.15536/reducarmais.5.2021.2584.

MEISTER, J. C. Educação Corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books. 1999.

MINISTÉRIO DO TRABALHO - Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em https://www.ocupacoes.com.br/cbo-mte/233225-professor-instrutor-de-ensino-e-aprendizagem-em-servicos. Acesso em 20 de outubro de 2023.

MOURÃO, L., ABBAD, G. S. Avaliação de necessidades de TD&E: proposição de um novo modelo. RAM, Revista Administração Mackenzie. 2012.

MUYLAERT, P. R.; VILLARDI, B. Q. Plano de desenvolvimento de competências profissionais: integrando gestão de desempenho e educação corporativa. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 22, p. 209-225, jan./dez. 2021.

REINERT, K. C. J.; MINUZI, N. A. Estratégias para a utilização de recursos tecnológicos na educação corporativa. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 4, p. e10736, 2021.

RODRIGUES, J.O. O impacto da gamificação na educação corporativa em empresas brasileiras. Lisboa: ISCTE-IUL. Dissertação de mestrado. 2019.

SCHNEIDER, Suhr IRF, Rolon VEK, Almeida CM. Sala de aula invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Rev Intersaberes; 8(16):68-81. 2013.

SITE APPSORTEOS. Roleta Aleatória. Acesso em 1 de out. 2023. Disponível em https://app-sorteos.com/pt/apps/girar-roleta-aleatoria.

SOUSA, J. R. de; SANTOS, S. C. M.. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559. 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Magalhães, A. C. da S., & Bellas, H. C. . (2024). Educação corporativa: a importância da correlação entre a teoria e prática dentro de um novo modelo de atendimento. Revista Educar Mais, 8, 195–210. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3670

Edição

Seção

Artigos