Sofrimento psíquico entre estudantes: a abordagem dos técnicos e dos docentes em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3512

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Sofrimento Psíquico, Saúde mental na escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma se dá a abordagem do sofrimento psíquico presente entre estudantes no âmbito do IFFluminense campus Cabo Frio, especialmente no que tange à atuação docente. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa de campo, associando a aplicação de um questionário online aos professores e a realização de entrevistas presenciais com os profissionais técnicos envolvidos com o atendimento multiprofissional de saúde mental. Os dados coletados foram organizados e analisados por meio da estatística descritiva, quando quantitativos, e em categorias, quando qualitativos. Para o tratamento e a compreensão dessas informações qualitativas, utilizou-se os fundamentos da análise de conteúdo (organização, codificação e categorização). Os resultados da pesquisa mostraram que os docentes, embora sejam majoritariamente egressos de licenciaturas, possuem dificuldades na identificação e abordagem da questão, o que pode estar levando a um processo de invisibilização dos casos.

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Biografia do Autor

Jonis Manhaes Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense - IFF

Professor da área de Educação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica). Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Eliane Antunes Marinho do Prado, Instituto Federal Fluminense - IFF

Professora regente e gestora escolar na Prefeitura Municipal de Cabro Frio – RJ. Mestra em  Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense),  Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) e Psicóloga pelo Centro Universitário Celso Lisboa.

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Felippe, J. M. S., & Prado, E. A. M. do. (2024). Sofrimento psíquico entre estudantes: a abordagem dos técnicos e dos docentes em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica. Revista Educar Mais, 8, 82–101. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3512

Edição

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Artigos