O estágio no processo de formação identitária do professor do campo
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Construção identitária, Educação do campoResumo
O presente artigo trata da formação identitária do professor da educação do campo, a partir da narrativa de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o objetivo de identificar a contribuição do estágio no processo de formação desses educadores. Educar nessa localidade exige do profissional o reconhecimento de sua própria identidade, para que a sua atuação seja pautada na valorização e respeito aos povos do campo, levando em consideração a realidade local e a diversidade da população. Este artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, realizada com quatro discentes matriculados na disciplina de estágio em Ensino de História do 5º semestre, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada online. Os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo descrito por Bardin (2016). O estudo mostrou que o estágio contribui para a formação identitária do professor, mas evidenciou dificuldades dos discentes em expressar seu entendimento sobre o assunto, devido a desafios durante a realização do estágio, que ocorreu de forma remota em decorrência da pandemia de Covid-19.
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