O estágio no processo de formação identitária do professor do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Construção identitária, Educação do campo

Resumo

O presente artigo trata da formação identitária do professor da educação do campo, a partir da narrativa de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o objetivo de identificar a contribuição do estágio no processo de formação desses educadores. Educar nessa localidade exige do profissional o reconhecimento de sua própria identidade, para que a sua atuação seja pautada na valorização e respeito aos povos do campo, levando em consideração a realidade local e a diversidade da população. Este artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa, realizada com quatro discentes matriculados na disciplina de estágio em Ensino de História do 5º semestre, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada online. Os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo descrito por Bardin (2016). O estudo mostrou que o estágio contribui para a formação identitária do professor, mas evidenciou dificuldades dos discentes em expressar seu entendimento sobre o assunto, devido a desafios durante a realização do estágio, que ocorreu de forma remota em decorrência da pandemia de Covid-19.

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Biografia do Autor

Nádia de Paula Pessôa Paludo, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Graduada em Serviço Social pela Universidade Nilton Lins (2008); Atualmente Assistente Social na Universidade Federal de Roraima, atuando na área da Assistência Estudantil desde 2019. Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Especialização em Gestão das Políticas Públicas Sociais (2013).

Lucimar Pereira Lima, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Estácio da Amazônia, Pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNINTER, Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFRR e Mestranda em Educação pela UERR. Atualmente Assistente Social do Projeto ARTCANTO/SEMGES.

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Professor Adjunto, nível 002, do Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS), dentre outros. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor das seguintes disciplinas na graduação de Educação do Campo: Sociologia, Metodologia do Ensino de Sociologia e Estágio em Sociologia. Professor do mestrado em Educação DA SEGUINTE disciplina: Educação do Campo e Interculturalidade (Mestrado em Educação, convênio entre a Universidade Estadual de Roraima (UERR) - Instituto Federal de Roraima - IFRR). É coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-UFRR. Coordenador do grupo de pesquisa intitulado Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC), cujo foco principal é a Educação do Campo no Estado de Roraima. Ex-Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Licenciatura em Educação do campo. Organizou e ajudou a escrever CAPÍTULOS DO livro Práticas Educativas na Educação do Campo: Desafios e Perspectivas (2015). Organizador e ajudou a escrever com colegas do grupo de pesquisa o livro Diálogos e Experiências sobre Educação do Campo (publicado em nov. 2017). É Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) DESDE 2014. Atualmente também coordena, no mesmo Colóquio, o GT-Movimentos sociais e educação no campo; membro do Fórum de educação do Campo, no estado de Roraima. O Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes participa como professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR), na linha de pesquisa Educação do Campo, Educação Indígena e interculturalidade, e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas; O Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes também é membro líder do grupo de estudos ?Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC)?, vinculado a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Também é integrante do Grupo de Pesquisa Infraestrutura Urbana e Ambiental, coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Alves da Silva Filho e vinculado ao curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Também é membro do Comitê científico do EDUCON-UFS. Atualmente é membro do Fórum de Educação do Campo do estado-RR. Organizou recente dois livros: Educação do campo: da teoria a práxis e Educação intercultural: os desafios de educar na tríplice fronteira.

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

Paludo, N. de P. P. ., Pereira Lima, L., & Luiz Lopes, S. (2023). O estágio no processo de formação identitária do professor do campo. Revista Educar Mais, 7, 606–619. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121

Edição

Seção

Artigos