The internship in the process of identity formation of the country teacher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121

Keywords:

Supervised Internship, Teacher Training, Identity Construction, Field Education

Abstract

This article deals with the identity formation of the Rural Education teacher, based on the narrative of students of the Degree in Rural Education course at the Federal University of Roraima (UFRR), with the objective of identifying the contribution of the internship in the training process of these educators. Educating in this location requires professionals to recognize their own identity, so that their actions are based on valuing and respecting rural people, taking into account the local reality and the diversity of the population. This article is the result of a qualitative research, carried out with four students enrolled in the internship discipline in History Teaching of the 5th semester, whose data collection took place through semi-structured interviews online. Data were submitted to the content analysis method described by Bardin (2016). The study showed that the internship contributes to the teacher's identity formation, but it showed difficulties for students to express their understanding on the subject, due to challenges during the internship, which occurred remotely due to the Covid-19 pandemic.

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Author Biographies

Nádia de Paula Pessôa Paludo, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Graduada em Serviço Social pela Universidade Nilton Lins (2008); Atualmente Assistente Social na Universidade Federal de Roraima, atuando na área da Assistência Estudantil desde 2019. Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Especialização em Gestão das Políticas Públicas Sociais (2013).

Lucimar Pereira Lima, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Estácio da Amazônia, Pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNINTER, Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFRR e Mestranda em Educação pela UERR. Atualmente Assistente Social do Projeto ARTCANTO/SEMGES.

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Professor Adjunto, nível 002, do Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS), dentre outros. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor das seguintes disciplinas na graduação de Educação do Campo: Sociologia, Metodologia do Ensino de Sociologia e Estágio em Sociologia. Professor do mestrado em Educação DA SEGUINTE disciplina: Educação do Campo e Interculturalidade (Mestrado em Educação, convênio entre a Universidade Estadual de Roraima (UERR) - Instituto Federal de Roraima - IFRR). É coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-UFRR. Coordenador do grupo de pesquisa intitulado Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC), cujo foco principal é a Educação do Campo no Estado de Roraima. Ex-Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Licenciatura em Educação do campo. Organizou e ajudou a escrever CAPÍTULOS DO livro Práticas Educativas na Educação do Campo: Desafios e Perspectivas (2015). Organizador e ajudou a escrever com colegas do grupo de pesquisa o livro Diálogos e Experiências sobre Educação do Campo (publicado em nov. 2017). É Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) DESDE 2014. Atualmente também coordena, no mesmo Colóquio, o GT-Movimentos sociais e educação no campo; membro do Fórum de educação do Campo, no estado de Roraima. O Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes participa como professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR), na linha de pesquisa Educação do Campo, Educação Indígena e interculturalidade, e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas; O Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes também é membro líder do grupo de estudos ?Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC)?, vinculado a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Também é integrante do Grupo de Pesquisa Infraestrutura Urbana e Ambiental, coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Alves da Silva Filho e vinculado ao curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Também é membro do Comitê científico do EDUCON-UFS. Atualmente é membro do Fórum de Educação do Campo do estado-RR. Organizou recente dois livros: Educação do campo: da teoria a práxis e Educação intercultural: os desafios de educar na tríplice fronteira.

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Published

2023-07-15

How to Cite

Paludo, N. de P. P. ., Pereira Lima, L., & Luiz Lopes, S. (2023). The internship in the process of identity formation of the country teacher. Educar Mais, 7, 606–619. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121