La práctica en el proceso de formación de la identidad del docente pais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121

Palabras clave:

Pasantía Supervisada, Formación de Profesores, Construcción de Identidad, Educación de Campo

Resumen

Este artículo trata sobre la formación de la identidad del profesor de Educación Rural, a partir de la narrativa de estudiantes del curso de Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Roraima (UFRR), con el objetivo de identificar la contribución de la pasantía en el proceso de formación. de estos educadores. Educar en esta localidad exige que los profesionales reconozcan su propia identidad, de modo que sus acciones se basen en la valoración y el respeto de las personas del medio rural, teniendo en cuenta la realidad local y la diversidad de la población. Este artículo es el resultado de una investigación cualitativa, realizada con cuatro estudiantes matriculados en la disciplina de pasantía en Enseñanza de la Historia del 5º semestre, cuya recolección de datos ocurrió a través de entrevistas semiestructuradas en línea. Los datos fueron sometidos al método de análisis de contenido descrito por Bardin (2016). El estudio mostró que la pasantía contribuye a la formación de la identidad del docente, pero mostró dificultades para que los estudiantes expresen su comprensión sobre el tema, debido a los desafíos durante la pasantía, que ocurrió de forma remota debido a la pandemia de Covid-19.

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Biografía del autor/a

Nádia de Paula Pessôa Paludo, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Graduada em Serviço Social pela Universidade Nilton Lins (2008); Atualmente Assistente Social na Universidade Federal de Roraima, atuando na área da Assistência Estudantil desde 2019. Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Especialização em Gestão das Políticas Públicas Sociais (2013).

Lucimar Pereira Lima, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Estácio da Amazônia, Pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNINTER, Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFRR e Mestranda em Educação pela UERR. Atualmente Assistente Social do Projeto ARTCANTO/SEMGES.

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Pós-doutor pela na Universidade Federal de Sergipe (UFS-2017 até março de 2018). Professor Adjunto, nível 002, do Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na base Formação de Educadores: Saberes e Competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UFS), dentre outros. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor das seguintes disciplinas na graduação de Educação do Campo: Sociologia, Metodologia do Ensino de Sociologia e Estágio em Sociologia. Professor do mestrado em Educação DA SEGUINTE disciplina: Educação do Campo e Interculturalidade (Mestrado em Educação, convênio entre a Universidade Estadual de Roraima (UERR) - Instituto Federal de Roraima - IFRR). É coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo-UFRR. Coordenador do grupo de pesquisa intitulado Formação de Professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC), cujo foco principal é a Educação do Campo no Estado de Roraima. Ex-Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Licenciatura em Educação do campo. Organizou e ajudou a escrever CAPÍTULOS DO livro Práticas Educativas na Educação do Campo: Desafios e Perspectivas (2015). Organizador e ajudou a escrever com colegas do grupo de pesquisa o livro Diálogos e Experiências sobre Educação do Campo (publicado em nov. 2017). É Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) DESDE 2014. Atualmente também coordena, no mesmo Colóquio, o GT-Movimentos sociais e educação no campo; membro do Fórum de educação do Campo, no estado de Roraima. O Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes participa como professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR), na linha de pesquisa Educação do Campo, Educação Indígena e interculturalidade, e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas; O Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes também é membro líder do grupo de estudos ?Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC)?, vinculado a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Também é integrante do Grupo de Pesquisa Infraestrutura Urbana e Ambiental, coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Alves da Silva Filho e vinculado ao curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Também é membro do Comitê científico do EDUCON-UFS. Atualmente é membro do Fórum de Educação do Campo do estado-RR. Organizou recente dois livros: Educação do campo: da teoria a práxis e Educação intercultural: os desafios de educar na tríplice fronteira.

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Publicado

2023-07-15

Cómo citar

Paludo, N. de P. P. ., Pereira Lima, L., & Luiz Lopes, S. (2023). La práctica en el proceso de formación de la identidad del docente pais. Educar Mais, 7, 606–619. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3121

Número

Sección

Artículos