A aplicabilidade das tecnologias digitais em contexto de vulnerabilidade social na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2984

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, TDIC’s, Tecnologia educacional, Vulnerabilidade social, Educação Básica

Resumo

Com base nas vivências e relatos trazidos pelos alunos e professores em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC’s, em um contexto de vulnerabilidade social, este estudo buscou responder a seguinte problemática: Quais as dificuldades para aplicação das TDIC’s por partes dos docentes e o uso das mesmas por parte dos alunos diante do contexto atual? Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou averiguar se a aplicabilidade e o uso das tecnologias digitais são menos assertivos em contexto de vulnerabilidade social. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL, e buscaram-se artigos nos períodos de 2016 a 2020 nos repositórios da Scientific Electronic Library Online – Scielo; Portal de periódicos da CAPES e Google Scholar (Google acadêmico). Dessa forma, essa pesquisa justifica-se pelas necessidades em que concerne ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Nesse contexto, através das análises dos resultados obtidos, verificou-se que, nas metodologias de ensino pautadas na utilização das TICs em sala de aula, há discrepância quanto à sua aplicabilidade, o uso, e o domínio por parte dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Sávio Ferreira de Melo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Letras Inglês Pela Universidade Federal do Ceará (UFC/UFC VIRTUAL), Bacharel  em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Mestrando em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor adjunto no Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003), trabalhando com temas relacionados a grafos, escalonamento e roteamento de veículos, e modelagem matemática. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2014), trabalhando com Computação em Nuvem, definindo métricas e metodologias para análise de desempenho da elasticidade.

Referências

AOKI, R. L.; FIUZA, P. J.; LEMOS, R. R. Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1138–1160, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i4.8649913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913. Acesso em: 28 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Dispões sobre Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 5. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 60 p. 2021. Disponível em: <https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/593336>. Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília, BNCC, 2018. P.600. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID - 19. Disponível em: <https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343-2020. Acesso em: 13 de out. 2021.

DAS CHAGAS, Andréia Caldeira; DO NASCIMENTO, William Júnior. Produção de vídeos por estudantes da Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 9, n. 10, pág. e7499109169-e7499109169, 2020.

DOS SANTOS, José Rufino Silva; DE SOUZA, Brenda Thaise Cerqueira. A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica/The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 40-59, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 68. ed. São Paulo, Paz & Terra, 2019. 144 p.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4.ed. Campinas: Editora: Papirus, 2003. 157 p.

KITCHENHAM, B.; Charters, S. “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering”. Keele University and Durham University Joint Report, Tech. Rep. EBSE 2007-001, 2007.

MOURA, L.M.F. et al. Exclusão Digital em processos de Transformação Digital: uma revisão sistemática de literatura. Revista Gestão.Org, V. 18, Edição 2, p. 198-213. 2020. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/249417>. Acesso em: 22. out. 2021.

NETO, Raimundo Nonato Bezerra; DE LIMA¹, Rommel Wladimir. Sala de Aula Invertida: uma Revisão Sistemática da Literatura. Disponível em: <https://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AC_14_105.pdf>. Acesso em 20 de out. de 2021.

OLIVEIRA, M.P.M.T. de; CINTRA,L.A.D. et al. Uso de Internet e de Jogos Eletrônicos entre Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tpsy/a/9JYCNpvWtFtmWvdVNWdJpcx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 out. 2021.

PILLON, Ana Elisa; TECHIO, Leila Regina. Et al. As tecnologias digitais de informação e comunicação e o ensino-aprendizagem de matemática: uma revisão sistemática integrativa. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49932/pdf>. Acesso em: 26. Nov. 2021.

PRENSKY, M. Não me atrapalhe, mãe! Estou aprendendo. 1.ed. São Paulo: Editora: Phorte, 2011. 320 p.

REIS, V.; MENDES, G. M. L. DE INICIANTES A VANGUARDISTAS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS PROFESSORES. HOLOS, [S. l.], v. 1, p. 297–316, 2018. DOI: 10.15628/holos.2018.4867. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867. Acesso em: 21 out. 2021.

RODRIGUES, T. C; TELES, L.F. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. Disponível em:<https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3456>. Acesso em 20. out. 2021.

SILVA, E. C.; BOTTENTUIT, J. J. J. B. Multiletramentos e práticas com tecnologias digitais: uma revisão sistemática da literatura em dissertações de mestrado. Revista Intersaberes, v. 12, n. 26, p. 263-268, 11. 2017. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v12i26.1307. 2017. Disponível em:< <https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1307>. Acesso em: Acesso em: 22. out. 2021.

SILVA, M. L. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: ____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 276 p.

SOFFNER, R. K. As tecnologias da inteligência e a educação como desenvolvimento humano. 2005. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. DOI: 10.47749/T/UNICAMP.2005.334663. Disponível em: <https://shortest.link/1v9z>. Acesso em: 13. out. 2021.

SOUZA, K. CUNHA, M. X. C. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 204-2017, 26 dez. 2019. Revista Educacao, Psicologia e Interfaces. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i3.156. Disponível em:<https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/156>. Acesso em: 28. out. 2021.

VIEIRA, M. F. & Seco, C. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Brazilian Journal of Computers in Education - Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 1013 – 1031. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.1013. 2020. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p1013/6750>. Acesso em: 20. out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Ferreira de Melo, D. S., & Coutinho, E. F. (2022). A aplicabilidade das tecnologias digitais em contexto de vulnerabilidade social na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, 6, 1078–1092. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2984

Edição

Seção

Artigos