Pesquisas metodológicas acerca da organização e desenvolvimento de um congresso virtual de Física na Amazônia Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2929Palavras-chave:
Física, Congresso Remoto, Divulgação Científica, Educação, TICsResumo
Este trabalho discute as experiências acerca da organização e desenvolvimento de um congresso no formato remoto, promovido pela área de física da Universidade Federal do Acre (UFAC) durante o período da pandemia da doença por coronavírus 2019 (COVID-19). Discutimos como a partir do isolamento social imposto pela pandemia, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) permitiram a realização de um congresso inteiramente remoto, com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos pelos alunos e discussões sobre os mais variados temas da física. Embora o congresso tenha como face a física, o presente trabalho é uma radiografia sobre aspectos sociais, inclusivos, metodológico-educacionais e de interação entre instituições escolares e universitárias. Analisamos a partir dos resultados obtidos, o impacto, a abrangência e a relevância que um congresso em modalidade remota pode promover aos estudantes, em particular no estado do Acre.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei nº 12.288, de julho de 2010. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: julho de 2022.
CAVALCANTE, Artur Araújo; SALES, Gilvandenys Leite; SILVA, João Batista da. Tecnologias digitais no Ensino de Física: um relato de experiência utilizando o Kahoot como ferramenta de avaliação gamificada. Research, Society and Development. Itajubá, v. 7, n. 11, 2018.
FALAVIGNA, Gladis. Inovações centradas na multimídia: repercussões no processo ensino-aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. 48 p.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. 79-80 p.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Resumo Técnico do Estado do Acre. Censo da Educação Básica – 2020. Diretoria de Estatísticas Educacionais DEEP. Brasília-DF, INEP/MEC 2021. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_do_estado_do_acre_censo_da_educacao_basica_2020.pdf. Acesso em: julho de 2022.
NOGARO, Arnaldo; BATTESTIN, Cláudia. Sentidos e contornos da inovação na educação. Holos. Rio Grande do Norte, v. 2, 2016.
RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto; CARVALHO, Zulmara. A arte de inovar na educação à distância. EaD em Foco: Revista Científica em Educação à Distância. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, 2017.
SANTOS, Bianca Martins; PINHEIRO, Antônio Romero da Costa; ROCHA, Ynara Gabrielly Magalhães. Contribuições e limitações sobre a realização do I Congresso de Física do Acre. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological – SAJEBTT, Rio Branco - Acre, UFAC, v. 6, n. 2, p. 40-54, ago./dez. 2019. ISSN: 2446-4821.
SCHIVANI, Milton; LUCIANO, Peterson Guimarães; ROMERO, Talita Raquel. Novos Materiais e Tecnologias Digitais no Ensino de Física. Coleção professor inovador. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, 9-11 p.
SOUZA, Márcio Vieira de; GIGLIO, Kamil. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. Coleção mídia, educação, inovação e conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Editora Blücher, 2015. v. 1, 21 p.
VILARINHO-REZENDE, Daniela; BORGES, Clarissa Nogueira; FLEITH, Denise de Souza; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação e Criatividade: Revisão da Literatura. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v. 36, n. 4, p. 877-892, out./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tiago de Jesus Santos, Carlos Henrique Moreira Lima, Marcelo Castanheira da Silva, Esperanza Lucila Hernández Angulo, Bianca Martins Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.