A relação família-escola como elemento das representações sociais da profissão docente veiculadas na rede social Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2886

Palavras-chave:

Representações sociais, Redes sociais, Relação família-escola

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla e trata sobre os desafios da relação família-escola como elemento integrante das representações sociais da profissão docente, veiculadas em comunicações de professores (as) na rede social Facebook. A Teoria das Representações Sociais, elaborada por S. Moscovici, em 1961, foi o referencial adotado. As representações sociais são produtos dos movimentos sociais, construídos coletivamente e nas interações sociais, com valores e ideias que circulam na sociedade em diversos âmbitos, incluindo os virtuais. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho documental. Apresentamos um recorte de quatro imagens com 20 comentários de professores (as) publicados em páginas do Facebook. Os resultados sugerem que as representações sociais de professores veiculadas em suas comunicações na rede social Facebook retratam uma relação família-escola marcada pelos conflitos no desempenho de funções entre pais e professores, sentimentos de desvalorização e perda de autoridade docente. Salientamos que os elementos que comprometem o trabalho docente são indicativos de que não se deve culpabilizar unicamente o docente pelos problemas educacionais. Quando agimos dessa forma estamos ignorando os variados obstáculos interpostos ao exercício da profissão na atualidade.

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Biografia do Autor

Thaiz Reis Albuquerque Castro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu-UFPE). É Mestra em Educação também pelo PPGEdu - UFPE (2019) e possui graduação em Pedagogia pela UFPE (2016), com láurea universitária. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente em pesquisa científicas nos seguintes temas: representações sociais, profissão docente, redes sociais online, estado da arte, bom professor, professores iniciantes e futuros professores.

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1997) e Doutorado em educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte - UFRN - (2003). É Professora Associado IV do Centro de Educação da UFPE, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Atua como docente no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Líder do Grupo de pesquisa Educação e Representações sociais. A docente é pesquisadora e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2012. Está vinculada como pesquisadora ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação da Fundação Carlos Chagas CIERS-ed, Fundação Carlos Chagas-FCC. Integra o conselho editorial dos periódicos: Caderno CEDES e Revista Práxis Educativa (UEPG) e Administração Educacional (UFPE).

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

Castro, T. R. A. ., & Machado, L. B. (2022). A relação família-escola como elemento das representações sociais da profissão docente veiculadas na rede social Facebook. Revista Educar Mais, 6, 768–782. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2886

Edição

Seção

Artigos