"Regrava pra mim?": Um estudo de caso sobre as adaptações dos materiais didáticos digitais para uma graduanda surdocega
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2841Palavras-chave:
Adaptações, Pessoa com deficiência, SurdocegueiraResumo
A individualidade da pessoa com deficiência, bem como suas necessidades individuais especificas para acessar o mundo em que vive, são os princípios que balizaram este estudo de caso. Tem por objetivo refletir as adaptações feitas por mim dos materiais didáticos digitais, disponibilizados no ambiente virtual de uma licenciatura na modalidade a distância, a fim de conferir acessibilidade e maior autonomia a uma graduanda surdocega. Considera a surdocegueira como uma deficiência única causada pela perda parcial ou total, da visão e da audição, concomitantemente. Tal deficiência “afeta diretamente a comunicação, a mobilidade, a interação e o acesso às informações” (GALVÃO e MIRANDA, 2013, p.44). Os resultados apresentam as adaptações realizadas em materiais didáticos e paradidáticos virtuais, enfocando as barreiras existentes e as possibilidades criadas a partir de tais adaptações.
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