Perspectivas de professoras de língua estrangeira acerca do curso de formação continuada com base no programa E-TEC Idiomas Sem Fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2787Palavras-chave:
Formação Continuada, TDIC, Língua Estrangeira, e-Tec IdiomasResumo
Este artigo resulta do recorte de uma pesquisa de mestrado, realizada em 2018, cujo foco recai sobre as perspectivas de um grupo de professoras de Língua Estrangeira (LE), da rede municipal de ensino de Pelotas-RS, sobre o curso de Formação Continuada embasado no Programa e-Tec Idiomas, oferecido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), com o intuito de que os professores cursistas passassem a inserir, em suas aulas, atividades mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Neste sentido, por intermédio da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, investigou-se em que medida tal curso contribuiu para a qualificação do fazer pedagógico das docentes participantes. Mais especificamente, analisaram-se as perspectivas de tais sujeitos, consubstanciadas nas seguintes categorias emergentes: (i) Das motivações de participar do curso de formação de professores de LE oferecido pela SMED, em parceria com o IFSul; (ii) Das novas visões frente às práticas pedagógicas de sala de aula através da formação; e (iii) Das abordagens dos conteúdos programáticos nas aulas de Língua Estrangeira após a formação. Sublinha-se que, apesar dos obstáculos reportados, o curso de formação em tela propiciou às docentes envolvidas espaços colaborativos e momentos profícuos de compartilhamento de ideias, conhecimentos e práticas, reverberando em um vislumbrar de práticas mais condizentes com as demandas educacionais do Século XXI.
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