Intervenção psicopedagógica em caso de criança com neurofibromatose tipo 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2732

Palavras-chave:

Intervenção psicopedagógica, Neurofibromatose, Desenvolvimento psíquico, Mediação lúdica

Resumo

Este artigo é um relato de experiência de caso clínico de intervenção psicopedagógica por mediação lúdica com criança acometida de neurofibromatose tipo 1.  Seu objetivo é relatar um excerto do caso, em que foi usada a intervenção psicopedagógica por mediação lúdica na estimulação e organização das funções psíquicas superiores do sujeito deste estudo, com foco especial em controle de comportamentos, planejamento das ações e função simbólica, a fim de promover seu desenvolvimento psíquico e ampliar sua capacidade de aprendizagem. O estudo usa metodologia qualitativa e parte do pressuposto vigotskiano da pesquisa como processo, que, ao mesmo tempo em que pesquisa, promove mudanças na realidade pesquisada. A metodologia usada nas intervenções foi a abordagem psicopedagógica por mediação lúdica de base conceitual na Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico humano. Como resultados, observamos o desenvolvimento do menino, que, ao final de dois meses de intervenções, estava mais organizado, controlando as suas ações dentro dos contextos propostos e iniciando o brincar de forma simbólica.

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Biografia do Autor

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Universidade Feevale

Mestra e doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE de Novo Hamburgo, RS. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Global de Porto Alegre. Especialista em Educação Ambiental pela FURG (2015). Especialista em Psicopegagogia pela UCB (2005). Atuação como Professora de Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura Municipal de Sapiranga, RS, e em consultório particular na área da Neuropsicopedagogia Clínica na Clínica de Terapias Integradas Desenvolver de Ivoti, RS.

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Publicado

2022-06-06

Como Citar

Lumertz, F. D. S. (2022). Intervenção psicopedagógica em caso de criança com neurofibromatose tipo 1. Revista Educar Mais, 6, 560–568. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2732

Edição

Seção

Artigos