Ensino remoto emergencial sob a perspectiva de estudantes do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2731Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, COVID-19, experiência estudantilResumo
O objetivo da pesquisa foi descrever as principais dificuldades identificadas por estudantes do Ensino Superior de instituições públicas e privadas de Fortaleza - Ceará durante o período de atividades remotas. A problemática que impulsionou a pesquisa está relacionada ao Ensino Remoto e seus efeitos sob a perspectiva dos estudantes, evidenciando as possíveis lacunas identificadas e os principais responsáveis pela sua reparação. A pesquisa se caracterizou como quantitativa descritiva pautada em levantamento, realizada com trinta e três discentes de faculdades e universidades públicas e privadas com matrícula ativa durante o período de realização das atividades acadêmicas remotas nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi dividida em três fases: planejamento, coleta e análise de dados constataram-se que a escassez de recursos, de orientação pedagógica por parte da instituição de ensino, fatores psicológicos e a limitação ou escassez de recursos financeiros de apoio à permanência estudantil, além de outros fatores, afetaram significativamente o processo de aprendizagem durante esse período.
Downloads
Referências
BRASIL. LEI Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14040.htm. Acesso em: out. 2021.
BRASIL. PROJETO DE LEI N° 3466, DE 2020b. Cria o Programa Bolsa Internet, destinado à subvenção econômica nos serviços de conexão à internet. Brasíla, DF: Senado. Disponível em: Acesso em: nov. 2021.
CARVALHO, A. F. M. de.; SOUSA, G. G. de. The psychological effects of social distancing caused by the new Coronavirus in university students. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e9710817245, 2021.
CUNHA, M. S.; TEIXEIRA, D. de L.; PIMENTEL, Álamo; AQUINO, F. J. A. de . Políticas de Assistência Estudantil, no Contexto da Pandemia da Covid-19, para Permanência Discente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. jan./dez., p. e187722, 2022.
FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2000
GUNDIM, V. A.; ENCARNAÇÃO, J. P.; SANTOS, F. C.; SANTOS, J. E.; VASCONCELLOS, E. A.; SOUZA, R. C. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem; 35, 2021, p. 1-14.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e521974299, 2020.
LEVIN, J.; FOX, J. A.; FORDE, D. R. Estatística para Ciências Humanas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LIMA, L.; LOUREIRO, R. C. Tecnodocência: Concepções Teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.
MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Tire suas dúvidas em 36 perguntas e respostas sobre o Auxílio Emergencial 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/tire-suas-duvidas-em-30-perguntas-e-respostas-sobre-o-auxilio-emergencial. Acesso em:nov.2021.
MOREIRA, J. A., HENRIQUES, S., BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364, 2020.
NUNES, R. C. An overview of the evasion of university students during remote studies caused by COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e1410313022, 2021.
OSTI, A. JUNIOR, J. A. F. P.; ALMEIDA, L.S. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes brasileiros do Ensino Superior. Revista Prâksis, 3, 2021, p.275-292.
PEREIRA, G.; FRAGA, N.; GOUVEIA, F. Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia da covid-19: que aprendizagens? Um estudo exploratório no ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 21, p. 1-22, 28 out. 2021.
RIBEIRO, R.M.; LORÊDO, Mateus Barros; PIAU, D.B.; ARAÚJO, L.P.M. Políticas públicas como forma de minimizar a desigualdade digital evidenciada pela pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69312. Acesso em: nov. 2021.
SANTIAGO, D.S.; SOUSA, L. L. L; SILVA, J.C. As dificuldades do ensino remoto no ensino superior. 2021. 9p. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522. Acesso em: nov. 2021.
VALENTE, J.A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v.1, n. 1, 2014, pp. 141-166.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Assistência estudantil: edital de inclusão digital prevê auxílio financeiro para 1.800 alunos comprarem computador ou tablet. Disponível em: https://www.ufc.br/noticias/14877-edital-de-inclusao-digital-preve-auxilio-para-1-800-alunos-comprarem-computador-ou-tablet. Acesso em nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danielle Gonzaga da Silva, Luciana de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.