Carreira e valorização profissional nas redes de ensino municipal e estadual de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2727

Palavras-chave:

Plano de Carreira;, Valorização Docente;, Trabalho Docente;, Rede Estadual Paulista de Ensino, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Resumo

Os (as) profissionais do magistério dos sistemas públicos do estado e da cidade de São Paulo contam com legislações que regulamentam as relações de trabalho e suas carreiras. Neste sentido, o presente artigo investigou como as carreiras em ambas as redes têm apresentado medidas para a efetiva melhoria das condições de trabalho e valorização docente. Para tal, foram analisados os respectivos estatutos e planos de carreira. As análises encontram-se apoiadas em pesquisa documental, com foco na legislação nacional, estadual e municipal sobre relações e condições de trabalho do magistério, e bibliográfica, especialmente aquela que vem discutindo essa temática. Constatou-se que apesar da rede estadual apresentar uma carreira com mais referências a serem alcançadas quando comparada à rede municipal, os (as) docentes estaduais, devido a uma série de entraves demonstrados ao longo do artigo, se movimentam bem menos na carreira, não ultrapassando pouco mais do que as duas primeiras referências, ao contrário dos (as) docentes municipais, que se encontram melhor distribuídos (as) nas diversas referências de sua carreira e apresentam também vencimento base superior ao estadual. 

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Biografia do Autor

Thiago Moreira Melo Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Guarulhos. Atuou como professor na rede estadual e municipal de ensino na cidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Cotidiano Escolar (GEPPECE).

Vanessa Santana dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Colégio de Aplicação João XXIII

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Mogi das Cruzes (2008). Docente do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atuando anos iniciais e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege) da Unifesp. 

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP (1990-1997). Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege), membro da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Pesquisa políticas educacionais e gestão escolar.

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Publicado

2022-05-10

Como Citar

Silva, T. M. M., Santana dos Santos, V., & Jacomini, M. A. . (2022). Carreira e valorização profissional nas redes de ensino municipal e estadual de São Paulo. Revista Educar Mais, 6, 493–514. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2727

Edição

Seção

Artigos