A TDIC nos cursos de pedagogia da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guyana
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2712Palavras-chave:
Currículo, TDIC, Tríplice Fronteira, PedagogiaResumo
O trabalho procura pautar reflexões a respeito da discussão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – e a abordagem a elas dada nos currículos de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior localizadas na fronteira com a Guiana inglesa e a Venezuela, no extremo norte do Brasil. Com a pandemia da Covid-19, docentes de todo mundo foram pegos de surpresa por causa da pandemia e desafiados a mudar totalmente as rotinas e espaços de trabalho, reorientando suas práticas por meio do uso de tecnologias digitais e remotas. Frente ao desafio posto, focamos a olhar esta realidade através da análise sobre os cursos de formação de professores (as), tendo como lócus o estado de Roraima-Brasil e faz as seguintes indagações: Quais os possíveis desafios enfrentados pelo futuro docente na utilização das TDIC no contexto territorial da tríplice Fronteira? Qual a importância de formar profissionais da educação na perspectiva das TDIC? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental e exploratória, tendo como foco o currículo de dois cursos de licenciatura em Pedagogia de instituições públicas, em especial as disciplinas que se propõe discutir as TDICs. Como resultados preliminares, de forma geral, foi possível verificar que ambas as instituições procuram se adequar dentro das possibilidades que o momento exigia no que trata as tecnologias remotas nos currículos dos cursos mencionados. Todavia, ainda há muito que avançar no sentido das necessárias discussões éticas quanto a também as outras dimensões das tecnologias que estão a carecer de um debate mais crítico.
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