A TDIC nos cursos de pedagogia da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guyana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2712

Palavras-chave:

Currículo, TDIC, Tríplice Fronteira, Pedagogia

Resumo

O trabalho procura pautar reflexões a respeito da discussão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – e a abordagem a elas dada nos currículos de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior localizadas na fronteira com a Guiana inglesa e a Venezuela, no extremo norte do Brasil.  Com a pandemia da Covid-19, docentes de todo mundo foram pegos de surpresa por causa da pandemia e desafiados a mudar totalmente as rotinas e espaços de trabalho, reorientando suas práticas por meio do uso de tecnologias digitais e remotas. Frente ao desafio posto, focamos a olhar esta realidade através da análise sobre os cursos de formação de professores (as), tendo como lócus o estado de Roraima-Brasil e faz as seguintes indagações: Quais os possíveis desafios enfrentados pelo futuro docente na utilização das TDIC no contexto territorial da tríplice Fronteira? Qual a importância de formar profissionais da educação na perspectiva das TDIC? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental e exploratória, tendo como foco o currículo de dois cursos de licenciatura em Pedagogia de instituições públicas, em especial as disciplinas que se propõe discutir as TDICs. Como resultados preliminares, de forma geral, foi possível verificar que ambas as instituições procuram se adequar dentro das possibilidades que o momento exigia no que trata as tecnologias remotas nos currículos dos cursos mencionados. Todavia, ainda há muito que avançar no sentido das necessárias discussões éticas quanto a também as outras dimensões das tecnologias que estão a carecer de um debate mais crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Daniel de Souza Targino, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestrando Acadêmico em Educação - UERR (2020), Especialista em Artes, cultura e Educação - INTERVALER (2021), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018) e Licenciado em Artes - FAVENI, Bolsista capes (2021).

Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Professora da Universidade Estadual de Roraima-UERR e da Rede Pública do Ensino do Estado. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Pós-doutoranda junto à UFPA/PROCAD/AMAZÔNIA.

 

Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutora em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC/UFMT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UERR-IFRR. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS.

Referências

BECKER, Bertha K. Significância contemporânea da fronteira: uma interpretação geopolítica a partir da Amazônia brasileira. In: AUBERTIN, Catherine (org.). Fronteiras. Brasília, UnB: ORSTOM, 1986.

BLADES, David W. Habilidades Básicas para o próximo século: desenvolvendo a razão, a revolta e a responsabilidade dos estudantes. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: Qual o conhecimento? Qual currículo? 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006.

BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Brasília, 2007.

BRASIL. Resolução n. 2 de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília-DF: MEC/CNE/CP, 2015.

BRASIL. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. BNCC. [online]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd#:~:text=Na%20educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20as%20TDICs%20t%C3%AAm,e%20despertando%20maior%20interesse%20e. Acessado em: 23/09/2020

CAMARGO, Leila Maria; CASALI, Alípio. Fronteiras da república em Roraima: conflitos e desafios curriculares. Sessão Temática Desafios da Educação na/da/para a Amazônia, Revista Teias, v. 21, n. 61, abril/junho 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2000.

GIMENO SACRISTÁN, José. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizada. In: GARCIA, Regina Leite; BARBOSA, Flavio Moreira. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. - (Série Prática Pedagógica).

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Síntese de Indicadores 2021: IBGE; 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=downloads. Acesso em: 19/01/2022

KENSKI, V. M. (Org), Design instrucional para cursos online. 2. ed. São Paulo: Artesanato educacional, 2019.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Editora 34, (1ª ed 1990), 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 2005.

MAGALHÃES, Maria das graças s. D. O estado de Roraima e as fronteiras com a Venezuela e a Guiana. Revista Textos e Debates, UFRR, n. 2, 2017

MAIA, D. L. & BARRETO, M. C. (2012). Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 47-61 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt

MARTINS JÚNIOR, L.; MARTINS, R.E.M.W. Uma experiência de formação continuada de professores/as de Geografia com o uso das tecnologias digitais. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-23, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5576

MAZZEI, Valdir. Amazônia sul-americana: um novo espaço de integração. São Paulo, FFLCH, USP, 1999. (Dissertação de Mestrado)

RORAIMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual de Roraima, 2008.

RORAIMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Roraima, 2009.

RORAIMA. BNCC do Estado de Roraima. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DE RORAIMA, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_rr.pdf. Acesso em: 19/09/2020

SANTOS, Boaventura de Souza. Os processos de globalização. In: SANTOS, Boaventura de Souza (org). A globalização e as Ciências Sociais. São Paulo; Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TORRINHA, Francisco. Dicionário Latino Português. Porto: Gráficos Reunidos, 1942.

TORRES-SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

Downloads

Publicado

2022-03-22

Como Citar

de Souza Targino, E. D. ., Maria Camargo, L., & Ferst, E. M. . (2022). A TDIC nos cursos de pedagogia da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guyana. Revista Educar Mais, 6, 294–307. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2712

Edição

Seção

Artigos