Estudos sobre mostras científicas: levantamento de trabalhos apresentados em eventos da área de ciências

Autores

  • Guilherme Molinari Sacco UNESP
  • Monica Abrantes Galindo Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto https://orcid.org/0000-0002-3649-5098
  • Ana Maria Klein Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP campus São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). https://orcid.org/0000-0002-0004-1908

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2581

Palavras-chave:

Feiras de ciências, Mostras de Ciências, Exposição de Ciências, Ciências na educação básica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo levantar e classificar as produções científicas voltadas às feiras e mostras cientificas registradas em anais de seis edições de três eventos nacionais: ENPEC (2017 e 2019), SNEF (2017 e 2019) e EPEF (2016 e 2018). Para tanto, utilizou-se como fonte de dados os anais de cada uma das edições disponibilizadas nos sites dos eventos. Foram levantados 31 trabalhos que foram classificados a partir das instituições dos pesquisadores, nível de ensino, foco da discussão (estudante, professor, evento). Os resultados demonstram que em relação ao total de trabalhos apresentados, apenas 1% voltaram-se à temática de feiras e mostras cientificas. A maior parte das produções são de instituições públicas da região sudeste. O foco dos trabalhos, em sua grande maioria, volta-se para os estudantes e questões relacionadas à aprendizagem e protagonismo. Conclui-se que este campo de pesquisa pode ser mais explorado dada a relevância de feiras e mostras cientificas para a aprendizagem de ciências, bem como para a socialização dos conhecimentos científicos.

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Biografia do Autor

Guilherme Molinari Sacco , UNESP

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021), Tem experiência na área de Física biológica e Físico-Química: Síntese e caracterização de nano materiais e também estudo/pesquisa e desenvolvimento de novos biomateriais para aplicações biomédicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese de novos cromosilicatos com estruturas mistas e suas aplicações como catalisadores em reações de conversão do glicerol; Síntese, caracterização e troca iônica com nanozeólitas Faujasíta (FAU) e Gismondina (GIS) e sua aplicação como agentes hemostáticos e desenvolvimento de agentes hemostáticos e antihemorrágicos a base de pectinas e seu uso

Monica Abrantes Galindo, Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto

É licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores, ensino de Ciências / Física e questões etnico raciais e de gênero ligadas às relações das mulheres com as carreiras nas ciências exatas. Foi professora de Física da Rede Pública Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto e colaboradora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu de Biociências (UNESP - São José do Rio Preto). Foi presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de São José do Rio Preto de 2017 a 2019 e coordenadora no mesmo período do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da UNESP em São José do Rio Preto. Atualmente é coordenadora do NUPE - Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP, membro do Conselho Municipal Afro e do CDINN - Coletivo de Intelectuais Negras e Negros

Ana Maria Klein, Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP campus São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Educação (área temática psicologia e educação) pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP campus São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Assessora técnica da vice-reitoria (2021- atual). Líder do grupo de pesquisa CNPq - Direitos Humanos, educação e diversidades. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa (2017-atual) Vice-coordenadora do GT de São Paulo da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. Coordenadora do curso de Pedagogia (2018-2020). Presidente da Comissão de Direitos Humanos UNESP/São Jose do Rio Preto (2017-atual). Coordenadora do GT do Núcleo Negro para Pesquisa e ExtensãoNUPE/Rio Preto (2015-2019). Membro do Conselho Consultivo do Observatório de Educação em Direitos Humanos da UNESP. Consultora ONU/PNUD; UNESCO em Educação e Direitos Humanos. Foi membro da Comissão Relatora das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DCNEDH) junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Docente na USP - EACH (2005-2010). Consultora da UNESCO em programa de formação docente. Consultora do MEC no programa Ética&Cidadania e em Educação em Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em direitos humanos, formação moral, ética e cidadania, metodologias ativas de aprendizagem.

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Publicado

2021-08-19 — Atualizado em 2024-02-16

Versões

Como Citar

Sacco , G. M. ., Galindo, M. A. ., & Klein, A. M. . (2024). Estudos sobre mostras científicas: levantamento de trabalhos apresentados em eventos da área de ciências. Revista Educar Mais, 5(5), 972–989. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2581 (Original work published 19º de agosto de 2021)

Edição

Seção

Artigos