Elasticidade do social: a relação saúde-educação e o disciplinamento dos corpos docente/discente impostos pela pandemia COVID-19 na cultura pantaneira.
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2580Palavras-chave:
Cultura Pantaneira, Disciplinamento, PandemiaResumo
No início do ano de 2020, a mudança nas relações sociais foi extrema e provocou um novo reordenamento não só das relações, mas de corpos e de uma série de sentimentos extremos, como medo, ansiedade, insegurança entre outros. Este estudo teve origem a partir desse contexto vivenciado no início do referido ano, com o surgimento da Pandemia da COVID -19 o que suscitou o desenvolvimento de uma pesquisa que visa investigar a marcação nos corpos dos sujeitos que circulam na educação superior na região do pantanal sul-matogrossense. Objetivou-se para tanto discutir a luz das contribuições de teóricos dos Estudos Culturais, como esse processo de disciplinamento de corpos se dá, como respondem a o que foi imposto, a essa mudança que, de repente, trouxe mais períodos dentro de casa, longe da natureza. Verificar como e se as relações com a família nos períodos de isolamento social promoveram alguma interferência no estímulo para permanecer desenvolvendo suas atividades profissionais e acadêmicas e identificar as dificuldades apresentadas pelos sujeitos participantes da pesquisa (discentes/docentes) no processo de ajustar o próprio corpo aos imperativos temporais do período vivenciado. Dessa forma a pesquisa pretendeu apresentar um recorte entre a relação saúde, educação e a disciplina que nos foi imposta pela pandemia na tentativa de promover um olhar sobre o que discentes e docentes do Ensino Superior da região do Pantanal sul mato-grossense, enfatizando os desafios da contemporaneidade no campo do lazer, esperam do que, como nos traz Boaventura (2020), ficou convencionado chamar de “novo normal”.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG,1998.
COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
BOCK, Ana Mercês Bahia. FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo, Editora Saraiva, 2018.
FERRO, Olga Maria dos Reis et al. Aspectos da Cultura do Homem Rural Pantaneiro. In: FERRO, Olga Maria dos Reis. LOPES, Zaira de Andrade (Orgs). Educação e Cultura: Lições Históricas do Universo Pantaneiro. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Editora da UFMS, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da prisão. Petrópolis, Editora Vozes,2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Editora Atlas, 2008.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro. DP&A,2011.
MARCONI, Marina de Andrade. PRESOTTO, Zelia Maria Neves. Antropologia: Uma Introdução. São Paulo, Editora Atlas, 2005.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2001.
NOGUEIRA, Albana Xavier. A linguagem do homem pantaneiro. Tese de Doutorado. Assis, São Paulo. UNESP, 1989.
PINTO, Maria Leda. LACERDA, Léia Teixeira. A Pedagogia Pantaneira e o Discurso estético de Manoel de Barros e Abílio Leite de Barros na preservação ambiental: memórias e tradições culturais sul-mato-grossenses. In: FERRO, Olga Maria dos Reis. LOPES, Zaira de Andrade (Orgs). Educação e Cultura: Lições Históricas do Universo Pantaneiro. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Editora da UFMS, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra. EDIÇÕES ALMEDINA, S.A., 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império Cognitivo. A afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Acesso em maio de 2021.
https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus Acesso em julho de 2021
https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 Acesso em julho de 2021.
https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/ Acesso em julho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Janete Rosa da Fonseca, Priscila Rosa da Fonseca, David Arenas Carmona
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.