Bullying: o que as escolas de Picada Café, com maior IDEB no RS estão fazendo para combater.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2474

Palavras-chave:

Bullying, Cyberbullying, Violência, Ambiente escolar

Resumo

O bullying pode ser considerado a ponta do iceberg da violência nas escolas e precisa de intervenções capazes de enfrentar os aspectos que impulsionam esse tipo de violência, buscando incentivar valores e atitudes de respeito e paz no ambiente escolar. O presente estudo buscou verificar o que as escolas do Município de Picada Café, com maior índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Rio Grande do Sul, estão fazendo para combater este tipo de violência. De acordo com o presente estudo, estas escolas reconhecem que há bullying e mantêm políticas claras com relação ao tema. Trabalham com textos, palestras, filmes, conversas e entre outros, buscam a aceitação e respeito ao próximo.

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Biografia do Autor

Neusa Vanderleia Castro Wittmann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSUL

Administradora de Empresas, com ênfase em Recursos Humanos pela UNISINOS; Pós-Graduada em Gestão Pública pela UFSM; Graduação em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Campus Pelotas, RS.

 

Luciane Dittgen Miritz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 Doutora em Administração e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

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Publicado

2022-03-17

Como Citar

Wittmann, N. V. C., & Miritz, L. D. . (2022). Bullying: o que as escolas de Picada Café, com maior IDEB no RS estão fazendo para combater. Revista Educar Mais, 6, 274–283. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2474

Edição

Seção

Artigos