Pensando um espaço livre de bullying: conscientizando na escola e na internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3356

Palavras-chave:

Tecnologia., Escola, Prevenção, Intervenção, Importunação, Bullying

Resumo

O bullying é uma forma preocupante de violência que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo, sendo caracterizado por comportamentos agressivos repetitivos e intencionais que ocorrem de forma desigual de poder. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o bullying ganhou uma nova dimensão com o cyberbullying, que ocorre por meio de plataformas digitais. Este estudo tem como objetivo analisar o fenômeno do bullying, com foco especial no cyberbullying, dentro das escolas e na atualidade. Serão exploradas as características principais, os efeitos negativos na vida dos jovens e as estratégias de prevenção e intervenção adotadas nas escolas. Além disso, serão investigados os desafios específicos enfrentados no contexto digital. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, incluindo fontes acadêmicas, artigos científicos, livros e relatórios relevantes. A revisão bibliográfica permitirá uma análise crítica das informações disponíveis e a identificação de lacunas no conhecimento existente. A problemática central abordada é a necessidade de atenção e ação em relação ao problema do bullying, seja no ambiente escolar ou virtual. É fundamental compreender a natureza do fenômeno, seus impactos nas vítimas e nas comunidades escolares, além de desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção. O presente estudo visa contribuir para o conhecimento sobre o bullying e fornecer subsídios para a implementação de políticas e programas de combate a essa forma de violência, com o objetivo de promover um ambiente escolar seguro, inclusivo e livre de bullying.

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Biografia do Autor

Diane Serpa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná, Especialista em Informática para Educação pela Faculdade Alfamérica, Especialista em Matemática e Física pela Faculdade Futura, Especialista em Ensino Lúdico, Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula, Metodologia do Ensino da Matemática pelo Instituto Intervale, Tecnologias Educacionais Aplicadas à Educação pela ULBRA/Canoas-RS. Atua como Professora de Matemática do SENAC EAD e no Estado do RS. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática - GPDSTEM através da linha de pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) através da linha de pesquisa: Processos Educativos e Linguagem.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Serpa, D. (2023). Pensando um espaço livre de bullying: conscientizando na escola e na internet. Revista Educar Mais, 7, 703–711. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3356

Edição

Seção

Artigos