Projeto de trabalho aplicado ao ensino de eficiência energética em um curso técnico
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2426Palavras-chave:
Metodologia ativa, Ensino-aprendizagem, Mapa conceitualResumo
As metodologias ativas têm sido utilizadas com mais frequência nas diversas áreas do conhecimento. Em consonância a essa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação da metodologia “Projetos de Trabalho”, de Fernando Hernández (1998), na disciplina de eficiência energética do curso técnico de nível médio integrado em Eletrotécnica do IFMS, campus Campo Grande, e verificar sua viabilidade no processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. Como forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes foram utilizados Mapa Conceituais e um questionário visando um feedback em relação a metodologia aplicada. Os estudantes construíram mapas conceituais antes e depois do desenvolvimento da atividade proposta, e foi possível identificar grande enriquecimento de conceitos, e de uma forma mais prática, mais interativa e menos engessada, além de desenvolver habilidades comportamentais que o mundo do trabalho exige.
Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 160.
BACICH, L. Por que metodologias ativas na educação? Inovação na Educação. 2018. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2019.
BRASIL_Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Publicado no DOU em: 26/04/2019. Edição: 80. Seção: 1. Página: 43.
COELHO, Thuany. Alunos aprendem melhor com formas de estudo prazerosas. Metodologias ativas, como estudos de caso, liberam mais neurotransmissores, estimulam e dão mais prazer aos estudantes. ISSN 2359-5191. Ano: 46 - Edição Nº: 31 - Educação - Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2013. Disponível em:
<http://www.usp.br/aun/antigo/index> Acesso em: 18 jun. 2019.
IFMSa. História. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/acesso-a- informacao/institucional/historia> Acesso em: 02 jul. 2019
IFMSb. Institucional - Missão. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/acesso-a- informacao/institucional> Acesso em: 02 jul. 2019
HERNÁNDEZ, F; VENTURA. A organização do currículo por projetos de trabalho - O conhecimento é um caleidoscópio. Artmed: 5 ed, Porto Alegre, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Artmed: 1 ed. Porto Alegre, 2000, 264p.
NOVAK, Joseph D.; CANAS, Alberto J. A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29 , jan.-jun. 2010. Disponível em http://www.periodicos.uepg.br
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de (organizadoras). Elaboração de projetos: guia do cursista. – 1.ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 174p
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005.
SENA, Marina Tizzot Borges da Cruz; FINATTI, Jussara Riva. O processo de ensino- aprendizagem a partir de projetos de trabalho em uma abordagem crítica. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. PUCPR, Curitiba, 2011, p. 2468.
SILVA, Adriano Moraes da; MORAIS, Paulo Roberto Ribeiro. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) nas aula práticas laboratoriais do curso de engenharia elétrica do IFBA, campus de Paulo Afonso. COBENGE 2016 XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 27 a 30 de setembro de 2016 Disponível em:
<http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/159770.pdf> Acesso: 05 jul.2019
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Rev. Bras. Ensino Fís. v.41, n.4, São Paulo, 2019. ISSN 1806-9126 [Online] http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309
SILVA, Claudia Maria Bezerra; SANTOS, Edlamar Oliveira. Formação continuada do professor do ensino médio integrado: concepções e importância. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 9281, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos , Rhasla Ramos Abrão Wanderley
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.