Projeto de trabalho aplicado ao ensino de eficiência energética em um curso técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2426

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Ensino-aprendizagem, Mapa conceitual

Resumo

As metodologias ativas têm sido utilizadas com mais frequência nas diversas áreas do conhecimento. Em consonância a essa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação da metodologia “Projetos de Trabalho”, de Fernando Hernández (1998), na disciplina de eficiência energética do curso técnico de nível médio integrado em Eletrotécnica do IFMS, campus Campo Grande, e verificar sua viabilidade no processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. Como forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes foram utilizados Mapa Conceituais e um questionário visando um feedback em relação a metodologia aplicada. Os estudantes construíram mapas conceituais antes e depois do desenvolvimento da atividade proposta, e foi possível identificar grande enriquecimento de conceitos, e de uma forma mais prática, mais interativa e menos engessada, além de desenvolver habilidades comportamentais que o mundo do trabalho exige.

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Biografia do Autor

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Professora titular de Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - campus Campo Grande, atua no ensino técnico, tecnológico e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, softwares educativos, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico. Possui graduação em Ciências Econômicas e em Ciências Biológicas, ambas pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira RJ, Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera/Uniderp.

Rhasla Ramos Abrão Wanderley, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Mestrado em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS. Graduação em Engenharia Mecatrônica, Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Errobidarte de Matos , M. A. ., & Ramos Abrão Wanderley, R. (2021). Projeto de trabalho aplicado ao ensino de eficiência energética em um curso técnico. Revista Educar Mais, 5(4), 864–877. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2426

Edição

Seção

Artigos