Percepções de alunos do Ensino Médio sobre o ensino de Zoologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2402

Palavras-chave:

Aprendizagem, Etnozoologia, Biologia.

Resumo

O ensino de Zoologia é uma atividade de extrema importância por permitir aos educandos o conhecimento dos grupos animais, bem como suas interações nos ecossistemas. Contudo, esse ensino tem enfrentado inúmeras dificuldades, entre as quais se destaca a falta do uso de metodologias ativas para o alcance de uma aprendizagem eficaz. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ensino de Zoologia para alunos do ensino médio. Para isto foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e investigação descritiva, cuja coleta de dados foi via questionário com perguntas objetivas e subjetivas, o que buscou descrever a percepção de alunos sobre o ensino de Zoologia em duas escolas de ensino médio de duas cidades da região Centro-Sul do estado do Ceará.  Diante dos resultados obtidos foi possível dispor uma visão ampla sobre o conhecimento dos alunos quanto ao ensino de Zoologia, o qual é permeado por questões da biodiversidade e da conservação de espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Leitão da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Estudante de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Mônica da Costa Vidal, Faculdade Futura

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pós-graduanda no Curso de Especialização em Metodologia de Ensino de Biologia e Química, pela Faculdade Futura.

Carolina Agostinho de Jesus, Instituto Federal do Ceará

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pós-graduanda no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Jaiane Maria Silva, Instituto Federal do Ceará

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pós-graduanda no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestra e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, atuando no setor de genética e evolução.

Referências

ALMEIDA, Érica Freitas; OLIVEIRA, Elisângela Cavalcante de; AQUINO, Soraya Farias. Proposta para o ensino de zoologia dos vertebrados a partir de paródias. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, 2017. [online] Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/240/109. Acesso em: 12 de abril de 2021.

ALMEIDA, Ismael de; GUIMARÃES, Carmen Regina Parisotto. Pluralismo didático: contribuições na aprendizagem dos conteúdos de ciências e biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, 2017. [online] Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8142/2/PluralismoDidaticoCienciasBiologia.pdf. Acesso: 12 de abril de 2021.

ARANHA, Carolina Pereira; SOUSA, Regina Célia; BOTTENTUIT-JÚNIOR, João Batista; ROCHA, Juliana Rodrigues; SILVA, André Flávio Gonçalves. O YouTube como ferramenta educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 21, n. 1, jan./abr. 2019. [online] Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46164/25912. Acesso em: 29 de maio de 2021.

ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. As temáticas físico-naturais no ensino de Geografia. Revista Equador, v. 8, n. 2, 2019. [online] Disponível em: https://comunicata.ufpi.br/index.php/equador/article/view/9232/5408. Acesso em: 29 de maio de 2021.

ARNALDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 3, p. 599-619, 2018. [online] Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/WjG5Bh8qBF8rF4MTspjq3yb/?lang=pt#. Acesso em: 29 de maio de 2021.

AVILA, Adriana Maria; LINGNAU, Rodrigo. Crise ambiental, ensino de biologia e educação ambiental: uma abordagem crítica. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 137-150, mai./ago. 2015. [online] Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/17921/pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

BAÍA, Maria da Conceição Ferreira; NAKAYAMA, Luiza. A educação ambiental por meio da ludicidade: uma experiência em escolas do entorno do parque Estadual do Utinga. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, 2013. [online] Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2772/2903. Acesso em: 12 de abril de 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base – Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. 576 p. [online] Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 29 de maio de 2021.

CORDEIRO, Rogério Soares; MORINI, Maria Santina de Castro; FRENEDOZO, Rita de Cássia; WUO, Moacir. Abordagem de sistemática filogenética com ênfase em biodiversidade nos livros didáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 20, n. 4, 2018. [online] Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3913/pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008. [online] Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351665341_Revista_Interdisciplinar_Cientifica_Aplicada_-_RICA. Acesso em: 31 de mai de 2021.

DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo. Potencialidades dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem em Zoologia. Dissertação (Mestrado) – UFRN, Natal: 2018. [online] Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26270. Acesso em: 28 de maio de 2021.

FÃO, Josiele Maria; ZALUSKI, Felipe Cavalheiro; ZANARDI, Fabiana; KOHLER, Romualdo. A importância da Educação Ambiental nas escolas: um estudo nas escolas de ensino fundamental de Frederico Westphalen/RS. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendorismo, v. 5, n. 1, 2020. [online] Disponível em: http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/294/302. Acesso em: 29 de maio de 2021.

FERRARI, Sonia Cristina. Mapa conceitual: uma ferramenta para ensinar zoologia de vertebrados no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – UNICENTRO, Guarapuava: 2016. [online] Disponível em: http://www2.unicentro.br/ppgen/files/2016/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Sonia_Cristina_Ferrari_2016.pdf?x83531. Acesso em: 12 de abril de 2021.

FERREIRA, Lorena Cristina Barbosa de Sousa; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos; SOARES, Marcus; SANTORI, Ricardo Tadeu. Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre uma exposição didática de Zoologia. Bio-grafia, v. 13, n. 24, 2020. [online] Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/10367. Acesso em: 30 de maio de 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRANÇA, Patrícia Auxiliadora Ribeiro de. A educação ambiental nas escolas municipais de ensino fundamental de Manaus: um estudo de caso a partir da percepção dos discentes. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Tecnologia, UFAM, Manaus: 2015. [online] Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/5136/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Patr%c3%adcia%20A.%20R.%20de%20Fran%c3%a7a.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

GOMES, Julysse Neuma Damasceno; SANTOS, Leilson Alves dos; APARECIDA, Aline. Educação Ambiental na conscientização e preservação do meio ambiente: Unidade Escolar Zezita Sampaio, Buriti dos Lopes, PI. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 23. n. 1, 2018. [online] Disponível em: https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/6689/5301. Acesso em: 30 de maio de 2021.

GUIMÃRAES, Claudio Douglas de Oliveira. A herpetofauna de Colares: identificação de taxa, etnozoologia e acidentes ofídicos ocorridos em Colares, Pará, Amazônia Oriental. Dissertação (Mestrado) – UFRA, Belém: 2015. [online] Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/747/1/A%20herpetofauna%20de%20colares%20-%20identifica%c3%a7%c3%a3o%20de%20taxa.....pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

HONÓRIO, Amanda Pereira; PETUCCO, Nádia Bento; SOUZA, Larissa Batista de; BARBOSA, Laís. A utilização de jogos como forma de ensino e aprendizagem aos alunos do ensino médio noturno na cidade de Muzambinho-MG. Brazilian Applied Science Review, v. 2, n. 4, 2018. [online] Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/507/438 Acesso em: 12 de abril de 2021.

JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadoras. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018. [online] Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7146564. Acesso em: 29 de maio de 2021.

LIMA, Jéssika Silva de; OLIVEIRA, Crislanny Melo de; SILVA, José Danilo da; ROZENDO, João Marcos de Assis; BARROS, Rubens Pessoa. Etnozologia e educação ambiental como ferramenta para a conservação dos animais. Revista de Extensão da UNEAL, v. 4, n. 2, dez. 2018. [online] Disponível em: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/144/134. Acesso em: 12 de abril de 2021.

LIZAMA, Maria de los Angeles Perez; ZAVASKI, Felipe; WACHHOLZ, Larissa Aparecida. Museu virtual: o ensino de Zoologia e a Educação Ambiental sob um olhar diferente, antes e depois da Covid-19. Revbea, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 293-304, 2021. [online] Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11049/8313. Acesso em: 30 de maio de 2021.

NEVES, Idalina da Silva. Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira de Padiola. Dissertação (Mestrado) – UAB: 2018. [online] Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7417. Acesso em: 30 de maio de 2021.

OLIVEIRA, Crislaine. A zoologia nas escolas: percursos do ensino de zoologia em escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. Dissertação (Mestrado) –UFS, São Cristovão: 2017. [online] Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/7158/2/CRISLAINE_OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Editora Feevale, 2013.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; SOARES, Renata Godinho; COELHO, Caroline Pugliero; ROCHRS, Rafael. Metodologias ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 2, 2020. [online] Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3568/2471. Acesso em: 29 de maio de 2021.

PINHEIRO, Maristela dos Santos; SCOPEL, Janete Maria; BORDIN, Juçara. A importância de uma coleção didática de Zoologia para a sensibilização ambiental dos ecossistemas costeiros. Scientia cum Industria, v. 8, n. 1, p. 7-11, 2020. [online] Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6956/pdf. Acesso em: 30 de maio de 2021.

REIS, Pedro. Desafios à educação em Ciências em tempos conturbados. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, 2021. [online] Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/r9Wb8h9z9ytj4WrqhHYFGhw/?lang=pt#. Acesso em: 30 de maio de 2021.

RICHTER, Elivelto; LENZ, Guilherme; HERMEL, Erica do Espírito Santo; GULLICH, Roque Ismael da Costa. Ensino de zoologia: concepções e metodologias na prática docente. Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 15, n. 1, p. 27-48, 2017. [online] Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/aae8/ce85819777bd29252dcf33e3f4d6068c1ab5.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

SANTOS, Camilla de Paula Monteiro. Proposta de atividade lúdica como auxílio ao ensino de Zoologia: revisão e fixação em sala de aula. Monografia (Graduação) – UFRRJ, Seropédica: 2018. [online] Disponível em: http://rima.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3145. Acesso em: 30 de maio de 2021.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert. Diagnóstico e possibilidades para o ensino de zoologia em Manaus/AM. Dissertação (Mestrado) – UEA, Manaus: 2010. [online] Disponível em: http://files.ensinodeciencia.webnode.com.br/200000604-48d0b49ca7/2010_Diagn%C3%B3stico%20e%20Possibilidade%20para%20o%20Ensino%20de%20Zoologia%20em%20Manaus%20AM.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín. Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus-AM. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 6, n. 10, p. 01-18, jan./jun. 2013. [online] Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/57/54. Acesso em: 4 de junho de 2021.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín; SILVA-FORSBERG, Maria Clara. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 3, 2011. [online] Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/264. Acesso em: 12 de abril de 2021.

SANTOS, Thaís Sanches; RIBEIRO, Nathália Cristina Gonzales; CARVALHO, Helder Silva. “Animais fantásticos e onde habitam”: utilizando a cultura-pop no ensino de Zoologia. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 2, p. 78-83, 2020. [online] Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/54644/751375150707. Acesso em: 30 de maio de 2021.

SILVA, Luciana de Oliveira; SALES, Roberta Aparecida de; ANJOS, Enderson Tadeu de Assis dos. A aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica. Revista Philologus, n. 78, set./dez. 2020. [online] Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO26/78supl/02.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2021.

SILVA, Maurício de Oliveira; FERRAZ, Anne Fabriele Alves; OLIVEIRA, Clarissa Lopes de; SANTOS, Iana Lare Gomes; OLIVEIRA, Quênia Batista de; SANTOS, Suzane Moreira dos; SANTOS, Magno Clery da Palma. Pokézoo: outro modo de aprender Zoologia. Pindorama, Eunápolis, v. 10, n. 10, jun./nov. 2019. [online] Disponível em: http://www.publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/524/432. Acesso em: 30 de maio de 2021.

SILVA; Yara Emília Arlindo da; CARVALHO, Marcelo de. Práticas lúdicas em conteúdos de Zoologia no Ensino Fundamental II: desafios e contribuições. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16. n. 1, 2021. [online] Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/826/793. Acesso em: 30 de maio de 2021.

SILVEIRA, Estevan Luiz da; GEALH, Ana Maria; MORALES, Angélica Góis; CALDEIRA, Camila Santana. Análise do conteúdo de zoologia de vertebrados em livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2009. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, 2013. [online] Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4258/2823. Acesso em: 12 de abril de 2021.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; FABRI, Fabiane. Ensino de ciências, alfabetização científica e tecnológica e enfoque ciência tecnologia e sociedade: o que pensam os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em exercício? Revista Práxis, v. 12, n. 24, dez. 2020. [online] Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/1277/2673. Acesso em: 28 de maio de 2021.

SOUZA, Fabiane Carbajal de; TERÁN, Augusto Fachín; RIVERA, Rosângela Carmelo da Silva; BOTELHO, Sandra de Oliveira. Proposta didática sobre animais ameaçados de extinção na fauna Amazônica no ensino fundamental. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 477-496, maio/ago. 2020. [online] Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9472/pdf. Acesso em: 12 de abril de 2021.

SOUZA, Valdenira Ramalho de; HONÓRIO; Matheus Silva. Da degradação a preservação: o papel da educação ambiental na sustentabilidade da caatinga. Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, v. 8, n. 3, 2020. [online] Disponível em: https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/8249. Acesso em: 30 de maio de 2021.

TRINDADE, Liz Natanieli de Lima; ROSADO, Fernanda Pena Noronha; AYRES-PERES, Luciane. Utilização de recurso lúdico para o ensino de Zoologia na Educação Básica. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 7, n. 2, p. 34-43, 2018. [online] Disponível em: https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/819/674. Acesso em: 30 de maio de 2021.

VALIM, Ana Paula de Souza; PERIALDO, Laisa da Silva; SOUZA, Alex Sandro Barros de. Zoologia de invertebrados: análise das aulas práticas como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, n. 3, 2020. [online] Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJAER/article/view/15350/12652. Acesso em: 30 de maio de 2021.

VARELA, Leonardo Iury. Dicionarização on-line de termos zoológicos: linguagem acessível e interativa para compreensão dos vertebrados no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UTFPR, Dois Vizinhos: 2019. [online] Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11039. Acesso em: 30 de maio de 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Leitão da Silva, C., da Costa Vidal, M., Agostinho de Jesus, C., Maria Silva, J., & Fernandes de Matos, R. . (2021). Percepções de alunos do Ensino Médio sobre o ensino de Zoologia. Revista Educar Mais, 5(3), 683–697. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2402

Edição

Seção

Artigos