As Tecnologias da Informação e Comunicação como possibilidade para a gestão da informação no âmbito da política de assistência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2387Palavras-chave:
Assistência estudantil, Políticas públicas, Tecnologias da informação e comunicação, Gestão da informação, Ensino superiorResumo
A assistência estudantil, que se materializa pelo Decreto nº 7.234/2010, tem por finalidade ampliar as condições de permanência e contribuir para o êxito estudantil. Para isso, oferta uma multiplicidade de ações e exige a intervenção de profissionais de diversas áreas, que precisam de dados dos estudantes para atendê-los nas suas necessidades individuais e coletivas. Este artigo objetiva discutir a importância do uso das TICs na gestão da informação no âmbito da política de assistência estudantil, visto que o uso de ferramentas inteligentes pode possibilitar a otimização da coleta, sistematização e integração dos dados estudantis. Utilizando uma abordagem qualitativa, a presente pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, elaborada a partir de produções teóricas presente em artigos, dissertações e documentos públicos que versam sobre a temática. Concluiu-se que a utilização das TICs como ferramenta de gestão da informação na assistência estudantil é incipiente e se revela uma necessidade, uma vez que possibilitam uma melhor organização das informações, facilitando a tomada de decisões e qualificando os serviços ofertados.
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