A invisibilidade da mulher negra na Ciência: uma análise a partir de livros didáticos de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2285

Palavras-chave:

Ensino de ciências e biologia, Feminismo, História da ciência, Relações étnico-raciais

Resumo

A perpetuação do discurso racista e machista na sociedade atual tem influência em todas as áreas e, em especial, na área científica.  O presente trabalho objetivou investigar a presença de mulheres negras na história da Ciência, por meio da análise de duas coleções de livros didáticos de Ciência e Biologia. Os livros de Ciências e Biologia analisados foram os do último programa Nacional de livro didático (PNLD), adotados por escolas do município de Cruzeiro do Oeste (PR). Os resultados demonstraram a ausência de relatos sobre a presença de mulheres negras da Ciência. Por fim, com a finalidade de instrumentalização para o ensino na Educação Básica, o presente estudo apresenta uma relação de cientistas negras nas mais diferentes áreas das Ciências Biológicas.

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Biografia do Autor

Marcelo Alberto Elias, IFPR - Umuarama

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) - Unicamp, mestre em Biologia das Interações Orgânicas (PGB) - UEM, especialista em Biotecnologia (UEM), licenciado em Ciências Biológicas (UNINGÁ) e professor EBTT no Instituto Federal do Paraná - IFPR, atuando na educação básica/técnica e na formação de professores de Ciências e Biologia.

Ana Caroline de Oliveira Pereira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Licencianda do Curso de Ciências Biológicas - IFPR/Umuarama. http://orcid.org/0000-0002-0831-9089

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Publicado

2021-04-03

Como Citar

Elias, M. A., & Pereira, A. C. de O. (2021). A invisibilidade da mulher negra na Ciência: uma análise a partir de livros didáticos de Ciências e Biologia. Revista Educar Mais, 5(3), 491–499. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2285

Edição

Seção

Artigos