A invisibilidade da mulher negra na Ciência: uma análise a partir de livros didáticos de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2285Palavras-chave:
Ensino de ciências e biologia, Feminismo, História da ciência, Relações étnico-raciaisResumo
A perpetuação do discurso racista e machista na sociedade atual tem influência em todas as áreas e, em especial, na área científica. O presente trabalho objetivou investigar a presença de mulheres negras na história da Ciência, por meio da análise de duas coleções de livros didáticos de Ciência e Biologia. Os livros de Ciências e Biologia analisados foram os do último programa Nacional de livro didático (PNLD), adotados por escolas do município de Cruzeiro do Oeste (PR). Os resultados demonstraram a ausência de relatos sobre a presença de mulheres negras da Ciência. Por fim, com a finalidade de instrumentalização para o ensino na Educação Básica, o presente estudo apresenta uma relação de cientistas negras nas mais diferentes áreas das Ciências Biológicas.
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