Formação continuada virtual em Educação Física nos municípios de Porto Velho e Candeias do jamari/ro: desafios em tempos de covid-19

Autores

  • Clarice Lemos Ferreira UNIR https://orcid.org/0000-0002-7335-3427
  • Márcia Gonçalves Vieira ENBER PHILOSOPHY UNIVERSITY/ Mestrado Internacional em Educação
  • Cleidimara Alves Ciencias del Movimiento Humano - Universidad San Carlos/Paraguay https://orcid.org/0000-0002-2140-2282
  • Alan Raniere Silva Xavier Secretaria de Estado da Educação de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-2118-4219
  • Célio José Borges Fundação Universidade Federal de Rondônia – Programa de pós-graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2116

Palavras-chave:

Formação continuada; Professores; Educação Física; Educação Remota; Covid-19.

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto a formação continuada virtual de multiplicadores e professores, a partir da adequação do Referencial Curricular de Educação Física do Estado de Rondônia e como objetivos analisar as formações continuadas virtuais de multiplicadores e professores dos anos iniciais dos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari e seus desafios em tempos de Covid-19. A formação foi prevista para o início de 2020, no modo presencial, porém, com o advento da pandemia e a paralisação das atividades presenciais, foi necessária a reformulação das estratégias das ações com o apoio de tecnologia remota, utilizando plataformas e ferramentas virtuais para formação de 42 multiplicadores dos municípios de Rondônia e 230 professores de Porto Velho e Candeias do Jamari. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa e descritiva. Para a coleta dos dados, foram aplicados dois questionários, visando identificar as ferramentas mais adequadas às formações, bem como suas vantagens, limites e dificuldades. Espera-se que seja possível gerar contribuições às políticas públicas de formação de professores.

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Biografia do Autor

Clarice Lemos Ferreira, UNIR

Professora licenciada em Educação Física, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Mestranda em Educação pela PPGE- UNIR, Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação de Candeias do Jamari.

Márcia Gonçalves Vieira, ENBER PHILOSOPHY UNIVERSITY/ Mestrado Internacional em Educação

Professora licenciada em Educação Física, especialista em Psicomotricidade Clínica e Relacional, Mestranda em Educação pela ENBER- Philosophy University, professora da rede municipal de Porto Velho. https://orcid.org/0000-0003-3205-6116

Cleidimara Alves, Ciencias del Movimiento Humano - Universidad San Carlos/Paraguay

Cleidimara Alves, Doutora em Ciências do Movimento Humano, Mestre em Educação, Graduada em Educação Física, Professora da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia e Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.

Alan Raniere Silva Xavier, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia

Especialista em Ciências do Movimento Humano e Gestão Escolar, servidor da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia e Secretaria Municipal de Esportes de Porto Velho.

Célio José Borges, Fundação Universidade Federal de Rondônia – Programa de pós-graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação - Teoria e prática pedagógica, Doutor em Educação Escolar - Política e Gestão Educacional, professor Associado-4 do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia, Líder do Grupo de pesquisa - Centro de Estudos e Pesquisas do Humanismo Ikeda - CEPHIK  e Vice-líder do Grupo de Pesquisa do Desenvolvimento e da Cultura Corporal – GDECC. https://orcid.org/0000-0002-4385-6234

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Ferreira, C. L., Vieira, M. G., Alves, C., Xavier, A. R. S. ., & Borges, C. J. . (2021). Formação continuada virtual em Educação Física nos municípios de Porto Velho e Candeias do jamari/ro: desafios em tempos de covid-19. Revista Educar Mais, 5(1), 99–124. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2116