Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos: uma construção que apela à Memória e à Justiça
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1943Palavras-chave:
Educação, Desafio, Cultura de Paz, Cidadania, Direitos HumanosResumo
A Pedagogia para a Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos com apelo à Memória e à Justiça requer uma formação que vise a compreensão dos acontecimentos passados e presentes, o desenvolvimento do pensamento crítico, a aquisição de novos métodos de reflexão intelectual e ao fortalecimento de práticas de ação concreta sobre a realidade. A aplicação de métodos não violentos, a plena participação cidadã e o reconhecimento da diversidade e da multiculturalidade no processo educacional garantem uma construção harmoniosa de aprendizagens que se tornará duradoura na vida e na consciência de todos os seus atores. Este artigo procura mostrar que a educação baseada nestes fundamentos está comprometida com princípios pedagógico-democráticos tendendo a uma transformação social e política gradual da população e de seus governos. Estamos falando, portanto, de uma educação que desafia as propostas pedagógicas tradicionais, propondo aprendizagens para a construção de sociedades mais justas, equitativas e solidárias no atual contexto do continente latino-americano.
Downloads
Referências
Aguinis, Marcos (1988) “Programa Nacional de Democratización de la Cultura”. En Revista Comunicaciones, Nro. 1, Buenos Aires.
Dewey John (1957) “La Educación de Hoy”. Editorial Losada, Buenos Aires.
Faure y otros. (2005) “Aprender a Ser”. Editorial Alianza, Madrid.
García, Félix. (1999) “Enseñar los Derechos Humanos”. Texto Fundamentales. Editorial ZeroZyx, Madrid.
Iglesias, Calo. (2006) “Educar pacificando. Una pedagogía de los conflictos.”. Ediciones Cultura de Paz, Santiago de Compostela.
Monteiro Silva, Aída & Tavares, Celma.” (2010) El papel de la Educación en DDHH en la formación de la Ciudadanía Activa”. Pernambuco.
Nassif G, Rama R. y Tedesco J.C. (2006) “El sistema educativo en América Latina” Editorial Kapelusz, Buenos Aires.
Lederach, Jean Paul. “Educar para la Paz”. 2006) Editorial Fontamara, Barcelona.
Rueda Beatriz y Muñoz Francisco. (2004) “Manual de Paz y Conflictos”. Ed.Eirene, Granada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alicia Cabezudo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.