Arte, História e Educação na Psicoterapia de Grupo: em defesa da formação humana

Autores

  • Emanuelle da Silva Gatto Bien Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; psicóloga da Atenção Básica à Saúde em um município paranaense de pequeno porte.
  • Sonia Mari Shima Barroco Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - PPGPSI/UNIR.

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.320-337.1877

Palavras-chave:

Formação social do psiquismo, Psicologia Histórico-Cultural, grupo psicoterapêutico, arte pictórica, saúde mental.

Resumo

 A pesquisa relatada tratou da elaboração de estratégia de intervenção em grupo psicoterapêutico, com atuação formativa ou educativa, subsidiada pela Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Objetivou-se investigar contribuições da PHC para o trabalho com grupo psicoterapêutico; assim como explorar possibilidades de se utilizar reproduções da Arte pictórica e dados históricos – tanto a contextualização histórica das obras apresentadas quanto elementos da história do Brasil e da região, considerando o processo educativo como parte da estratégia psicoterapêutica. Contou com investigações bibliográfica e de campo, sendo que esta consistiu na formação de um grupo psicoterapêutico composto por 7 mulheres em uma Unidade Básica de Saúde. Após 20 encontros, os resultados indicaram que o emprego de reproduções de obras de Arte e de dados históricos demonstrou-se eficaz como recurso disparador do processo de maior consciência: por meio delas, as participantes expuseram suas histórias de vida e seus sentidos pessoais acerca dos temas trabalhados; assim, expressaram melhorias em relação às queixas iniciais e redução do sofrimento psíquico.

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Biografia do Autor

Emanuelle da Silva Gatto Bien, Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; psicóloga da Atenção Básica à Saúde em um município paranaense de pequeno porte.

      Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Linha 3 - Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. Atua como psicóloga na Atenção Primária em Saúde.

Sonia Mari Shima Barroco, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá - PPI/UEM; Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - PPGPSI/UNIR.

      Graduada em Psicologia (UEM), fez pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia - USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). É mestre e especialista em Educação (UEM). É professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, no qual atuou como coordenadora (2011-2014) e coordenadora adjunta (2008-2011, 2016-2018). É professora do Programa Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia PVNS-Amazônia (Capes), na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Foi professora da rede estadual de educação do Paraná, psicóloga das Secretarias de Educação e da Saúde do Município de Maringá. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Pesquisa no âmbito da: psicologia histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento humano, educação, educação especial e arte. Coordenou os cursos de especialização: Educação Especial em Contexto de Inclusão e Teoria Histórico-Cultural - Turma IV, V e IX. Coordenou o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). Foi/é consultora/assessora de propostas no âmbito da educação pelo Estado do Paraná e por municípios. É autora do livro Psicologia Educacional e Arte: uma leitura histórico-cultural da figura humana (2007), co-organizadora dos livros "Intervenções Pedagógicas na Educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico-Cultural (2008), Escola de Vigotski; contribuições para a psicologia e a educação (2009) e "Educação Especial e Teoria Histórico-Cultural: em defesa da humanização do homem" (2012), Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamentos à exclusão (2018); e, Educação Especial e Teoria Histórico-Cultural: contribuições para o desenvolvimento humano (2018), "Tema escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil - Cuba", Volumes I e II (2018). Tem capítulos de livros publicados sob a perspectiva histórico-cultural.

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Bien, E. da S. G., & Barroco, S. M. S. (2020). Arte, História e Educação na Psicoterapia de Grupo: em defesa da formação humana. Revista Educar Mais, 4(2), 320–337. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.320-337.1877

Edição

Seção

Artigos